Top100: Cem Filmes Que Vão Mudar a Sua Vida e a Sua História

79º – O Lado Bom da Vida (David O. Russell, 2012)Um homem desajustado e instável, após uma passagem por uma instituição psicológica, encontra na figura de uma jovem a força para superar as dificuldades de sua vida. Nutrindo uma aura motivacional do começo ao fim, ‘O Lado Bom da Vida’ é um drama leve sobre o poder adaptativo do ser humano.

 

78º – Meu Amigo Totoro (Hayao Miyazaki, 1988)Na trama, com o adoecimento de sua mãe, duas meninas têm que alterar completamente o seu cotidiano, contando, ainda com o aparecimento de um estranho espírito amigo que ronda a floresta nas proximidades. Animação divertida, com uma atmosfera irresistível, ‘Meu Amigo Totoro’ encanta o espectador pela simplicidade dos caminhos de sua história, propondo cenas sempre positivas.

 

77º – Intocáveis (Olivier Nakache, 2011)Um jovem tem a chance de trabalhar para um homem tetraplégico rico, redescobrindo vários dos prazeres da vida, assim como oferecendo ao seu patrão uma chance de vislumbrar novamente a figura da felicidade. ‘Intocáveis’ é produtivo em sua proposta central, contando com uma história envolvente e dinâmica, uma direção de qualidade e excelentes atuações em seu elenco central.

 

76º – Uma História Real (David Lynch, 1999)Após descobrir que seu irmão está doente, um homem idoso decide cruzar o país em um pequeno trator para ver o familiar. Pérola solta na filmografia de David Lynch, ‘Uma História Real’ é um filme sobre a instância de perseverança contida no ser humano.

 

75º – Gritos e Sussurros (Ingmar Bergman, 1972)Quando uma mulher se encontra na reta final de sua vida, condenada por um câncer, caberá às suas duas irmãs lhe propiciarem algum conforto em meio à dor. No entanto, a presença das duas somente exacerbará o sofrimento de todos os ali expostos. ‘Gritos e Sussurros’ é um filme que altera o forma do espectador ver o mundo. Tudo ali contido é de uma perfeição impressionante. Não são poucas as cenas que, literalmente, nos arrepiam por sua substância intensa, como, por exemplo, o monólogo do personagem de Erland Josephson em relação a uma das irmãs sob a figura de um espelho ou o momento em que as personagens de Liv Ullmann e Ingrid Thulin embarcam em uma discussão sobre a constituição do relacionamento familiar entre as duas. Enfim, são vários os momentos incríveis deste filme. Uma das maiores obras já concebidas no cinema.

 

74º – Paris, Texas (Wim Wenders, 1984)Após vários anos desaparecido, um homem retorna misteriosamente, sendo encontrado vagando pelo deserto. Agora, cabe a ele formar um vínculo com seu filho pequeno que estava sob os cuidados de seu irmão e partir em uma jornada atrás de sua esposa. Obra-prima de Wim Wenders, ‘Paris, Texas’ é lindo da primeira à última cena, mostrando a vida em suas raízes mais simples e comuns a todos. Um filme para nós assistirmos e nos tornarmos uma pessoa melhor.

Continua na Próxima Página