Top10: Dez Filmes Que Exploram Relacionamentos Abusivos

3º – Caminhos Violentos (James Foley, 1986)O filme apresenta o dia a dia de uma família desajustada composta por um pai criminoso e seus dois filhos no início da vida adulta. Toda a essência do filme se insere exatamente ao destrinchar cada relacionamento destrutivo aos quais cada membro da família está inserido. Perturbador conceitualmente, ‘Caminhos Violentos’ é uma obra pouco conhecida da década de 1980, mas essencial para o cinéfilos fãs daquela época. Um filme que estuda um compêndio podre da sociedade, mostrando o que há de pior no ser humano. Esta obra possui três atuações fabulosas em seu trio central, com as presenças de Christopher Walken, Sean Penn e Chris Penn.

 

2º – Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (Mike Nichols, 1966)Passaremos uma noite em companhia de um casal de meia-idade em crise no seu relacionamento. O filme ganha sua substância exatamente ao estudar os meandros erráticos que compreendem esse relacionamento já defasado, bem como teremos um contraponto com a figura de um jovem casal que é convidado para a casa. Obra-prima de Mike Nichols, ‘Quem Tem Medo de Virginia Woolf?’ possui um roteiro inteligente, deixando toda a dinamicidade do filme concentrada nos longos diálogos que cada cena expõe. Outro ponto que eleva a qualidade da obra é a presença de uma dupla de atores incríveis, com Richard Burton e Elizabeth Taylor. Opção espetacular no interior do cinema de Mike Nichols.

 

1º – A Outra História Americana (Tony Kaye, 1998)Após uma vida de atitudes extremas, um ex-neonazista percebe a implicação de seus atos na vida de sua família após sair da prisão. Intenso do começo ao fim, o filme evidencia como algumas atitudes erráticas influenciam na vida de outras pessoas próximas, promovendo, às vezes, danos irreparáveis.