Top50: Cinquenta Filmes Para Você Assistir em 2019 Que Vão Te Fazer Mais Feliz

35º – Gritos e Sussurros (Ingmar Bergman, 1972)Quando uma mulher se encontra na reta final de sua vida, condenada por um câncer, caberá às suas duas irmãs lhe propiciarem algum conforto em meio à dor. No entanto, a presença das duas somente exacerbará o sofrimento de todos os ali expostos. ‘Gritos e Sussurros’ é um filme que altera o forma do espectador ver o mundo. Tudo ali contido é de uma perfeição impressionante. Não são poucas as cenas que, literalmente, nos arrepiam por sua substância intensa, como, por exemplo, o monólogo do personagem de Erland Josephson em relação a uma das irmãs sob a figura de um espelho ou o momento em que as personagens de Liv Ullmann e Ingrid Thulin embarcam em uma discussão sobre a constituição do relacionamento familiar entre as duas. Enfim, são vários os momentos incríveis deste filme. Uma das maiores obras já concebidas no cinema.

 

34º – Moonlight – Sob a Luz do Luar (Barry Jenkins, 2016)Vários fragmentos da vida de um rapaz são explorados pela trama, trazendo os meandros de sua relação exacerbada com o mundo a sua volta. ‘Moonlight – Sob a Luz do Luar’ consegue dar um olhar assertivo para uma camada negligenciada pelo cinema: relacionamentos homoafetivos entre negros. Obra-prima inquestionável do cinema que permanece na cabeça do espectador mesmo muito tempo após o seu término.

 

33º – Cidadão Kane (Orson Welles, 1941)A trama do filme expõe fragmentos da vida de um grande nome da imprensa local, trabalhando com seus prazeres e desprazeres, assim como sua forma exacerbada de reger seu dia a dia. Maior filme da carreira de Orson Welles, ‘Cidadão Kane’ se utiliza de muitos “flashbacks” para conduzir sua trama e trazer substância aos atos do personagem central.

 

32º – Tempo de Despertar (Penny Marshall, 1990)Um novo médico é incumbido de administrar uma ala com pacientes em estado catatônico em uma instituição psiquiátrica. Descontente com o que acontece no lugar, o novo médico muda as rotinas vazias daqueles pacientes e inicia uma pesquisa privada sobre o caso que mudará o caminho de todos. ‘Tempo de Despertar’ nutre uma atmosfera otimista sobre a vida em seu desencadear de cenas, se aproveitando da parceria única entre Robin Williams e Robert De Niro.

 

31º – De Volta Para o Futuro (Robert Zemeckis, 1985)Na trama, um jovem é mandado acidentalmente por um cientista desajustado para o passado, em uma experiência que tivera sido equivocada. Agora, cabe ao jovem tentar se adaptar ao ano de 1955, empreender uma busca pela volta ao presente e evitar mexer com a cronologia habitual do tempo. ‘De Volta Para o Futuro’ explicita o que de melhor a década de 1980 ofereceu à sétima arte. Sua história concisa e dinâmica envolve o espectador do começo ao fim do filme, ganhando força a cada cena superada.

Continua na Próxima Página

One Comment on “Top50: Cinquenta Filmes Para Você Assistir em 2019 Que Vão Te Fazer Mais Feliz”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *