Top50: Cinquenta Filmes Para Você Assistir em 2019 Que Vão Te Fazer Mais Feliz

10º – O Samurai (Jean-Pierre Melville, 1967)Acompanharemos o dia a dia de um matador de aluguel perfeccionista, entendendo mais sobre seu modelo habitual de reger sua profissão e sua vida privada. O filme ganha a sua substância quando ele comete um erro em um de seus serviços, vendo, pouco a pouco, tudo o que construíra cair por terra. ‘O Samurai’ traz a história de um indivíduo com um modelo próprio de enxergar as instâncias do mundo, não deixando que forças externas sociais ditem a forma dele se comportar. Obra-prima de Jean-Pierre Melville.

 

9º – Acossado (Jean-Luc Godard, 1960)Um criminoso inicia uma fuga desenfreada das autoridades, tendo como companheira a figura de uma jovem estudante de jornalismo desajustada. Dirigido por Jean-Luc Godard, ‘Acossado’ trabalha com construções de cenas velozes para seu arco central de história, elevando personagens que enxergam a camada social como fatores limitadores, criando suas próprias noções de mundo.

 

8º – Juventude (Paolo Sorrentino, 2015)Dois amigos, já na terceira idade, se encontram em uma espécie de resort, discutindo sobre eventos significantes do passado, o grau efêmero do presente e a inexorável proximidade da morte. Obra-prima do diretor italiano Paolo Sorrentino, ‘Juventude’ adentra a um âmago pouco valorizado em qualquer forma de mídia, estudando a vida na terceira idade. O filme ainda nos propicia duas atuações irretocáveis dos atores Michael Caine e Harvey Keitel.

 

7º – Amnésia (Christopher Nolan, 2000)Após sua mulher ser assassinada e ele ser brutalmente espancado por um criminoso, um homem decide ir atrás de justiça com as próprias mãos, tendo como ponto de limitação um grave problema em sua memória de curto prazo. ‘Amnésia’ lida com o caráter do tempo na vida humana, mostrando uma visão otimista sobre a conceituação de um sentido para a nossa existência. Uma obra-prima de Christopher Nolan.

 

6º – Depois de Horas (Martin Scorsese, 1985)Na trama, um homem conhece uma linda mulher em uma lanchonete, vindo a conversar e ser convidado para o seu apartamento naquela mesma noite. No entanto, ao ir de encontro à mulher, o homem verá sua maré de azar eclodir, iniciando um calvário que durará a noite inteira. ‘Depois de Horas’ é uma das comédias mais inteligentes da década de 1980, promovendo uma história simples e pontual, que diverte em todas as suas situações apresentadas. Este filme se insere nesta lista de uma forma mais simbólica, com toda a carga da mudança contida na atmosfera proposta, e, não, em um personagem.

Continua na Próxima Página