Top50: Cinquenta Mega Filmes Para Você Assistir Pelo Menos Uma Vez na Vida

10º – O Mestre (Paul Thomas Anderson, 2012)Seguindo a vida de um veterano da 2ª Guerra Mundial, o filme apresenta uma trama que trabalha com o conceito de obsessão inserido no ser humano, além de evidenciar como, às vezes, alguns indivíduos apresentam uma incompatibilidade em relação ao outro. ‘O Mestre’ ainda se utiliza de uma construção estética ímpar às suas cenas, com uma cinematografia impecável, que sabe tirar o melhor de seu elenco e cenários.

 

9º – Faça a Coisa Certa (Spike Lee, 1989)Mediante ao calor exacerbado do verão, passaremos alguns momentos nas vidas de diversos habitantes de um bairro do Brooklyn, entendendo sobre suas rotinas, conflitos, prazeres e formas de intercâmbio social. Maior filme da carreira de Spike Lee, ‘Faça a Coisa Certa’ é impecável do primeiro ao último plano. A maior parte do charme desta obra-prima se aloca na inserção escaldante de sua atmosfera, com construções que transmitam ao espectador todo o calor e intensidade de cada cena.

 

8º – Laranja Mecânica (Stanley Kubrick, 1971)Alocado no futuro, o filme apresenta a história de um líder de uma violenta gangue que, após diversos crimes horríveis, é preso. Após mais de dois anos de reclusão, o homem tem a chance de ser cobaia de um experimento científico que promete inibir a violência, deixando-o livre em poucas semanas. No entanto, tudo tem um preço, e o personagem descobrirá da pior forma. ‘Laranja Mecânica’ é um filme que apresenta planos belíssimos até mesmo nas cenas mais angustiantes trazidas ao público. Maior filme da carreira de Stanley Kubrick.

 

7º – Gritos e Sussurros (Ingmar Bergman, 1972)Duas irmãs retornam à casa em que construíram suas infâncias, após uma outra irmã estar morrendo de câncer no local. Na casa, veremos eclodirem inúmeros sentimentos e histórias duras sobre a origem e constituição psicológica de todos os envolvidos. ‘Gritos e Sussurros’ se aproveita muito de sua cinematografia impactante para dar dinamicidade à história. Obra-prima de Ingmar Bergman.

 

6º – O Segredo de Vera Drake (Mike Leigh, 2004)Concentrado na década de 1950, na Inglaterra, o filme apresenta a história de Vera e sua família de classe econômica baixa. Vivendo como dona de casa, Vera também nutre o hábito de praticar abortos em jovens que a procuram, sem que sua família saiba. No entanto, quando uma das jovens tem problemas após a prática, toda a vida de Vera será alterada. Duro em seus caminhos, ‘O Segredo de Vera Drake’ trabalha com a inocência trágica de sua protagonista, não oferecendo pontos positivos ao seu espectador.

Continua na Próxima Página