Top10: Dez Filmes Com Pessoas Rabugentas

3º – Papai Noel às Avessas (Terry Zwigoff, 2003)Dois criminosos decidem aceitar um trabalho como papai noel para tentar roubar uma loja. O filme utilizará os seus 91 minutos de duração mostrando essa jornada claudicante de ambos em busca de seus objetivos nada humanitários. Uma das obras mais emblemáticas sobre o período natalino, ‘Papai Noel às Avessas’ é divertido do começo ao fim, jamais recorrendo aos clichês tradicionais do subgênero e subvertendo tudo aquilo que tínhamos como essencial para obras com essa temática. Destaque, claro, para a atuação de Billy Bob Thornton como protagonista.

 

2º – Duro de Matar (John McTiernan, 1988)Alocado no natal, o filme segue o sequestro de um prédio empresarial por um “grupo terrorista” que, na verdade, pretende realizar um grande roubo. Os planos dos criminosos começam a sucumbir quando eles percebem que John McClane, um policial de folga, está preso no local e decidido a atrapalhá-los o máximo possível. Marco do gênero de ação, ‘Duro de Matar’ é responsável pelo surgimento de vários clichês do gênero. Vale destaque também para o personagem de Hans Gruber, interpretado magistralmente por Alan Rickman, um dos maiores e mais divertidos vilões do cinema.

 

1º – Feitiço do Tempo (Harold Ramis, 1993)Um repórter é incumbido da missão de cobrir um evento que odeia em uma pequena cidade. No lugar, nutrindo um desdém pelas nuances locais, inexplicavelmente, o homem reviverá o mesmo dia infinitas vezes. ‘Feitiço do Tempo’ é um dos maiores filmes de comédia já concebidos, com a construção de uma trama sem igual, conseguindo ser engraçado e provocar gargalhadas naturais em seu espectador do começo ao fim. Toda a temática central que o personagem vive, com as repetições incessantes do mesmo dia até que ele perceba a importância da figura do presente para o ser humano, coloca o filme sob os meandros do ‘eterno retorno’ (conceito filosófico proposto por Nietzsche). Diversão e filosofia andando de mãos dadas.