3º – Diários de Motocicleta (Walter Salles, 2004)O filme conta uma viagem de motocicleta por diversos lugares de Che Guevara. Na viagem, o filme mostra o homem aprendendo mais sobre si mesmo e sobre os diversos aparatos sociais que o cercam. Boa opção, ‘Diários de Motocicleta’ agrada por seu clima ameno, esboçando um olhar aprazível sobre o ser humano.
2º – Ser ou Não Ser (Ernst Lubitsch, 1942)O filme ganha forma durante a 2ª Guerra Mundial, trazendo a história de alguns atores de teatro desajustados que se infiltram em uma sede da ocupação nazista na Polônia, tentando evitar, das formas mais incomuns, serem descobertos. Obra-prima do gênero de comédia, ‘Ser ou Não Ser’ traz o melhor do diretor Ernst Lubitsch, trabalhando com uma história rústica e extremamente divertida.
1º – Um Estranho Casal (Gene Saks, 1968)Dois homens de meia-idade são obrigados a morar juntos em um mesmo apartamento, resultando nas mais diversas confusões entre os dois em virtude da discrepância de temperamentos. Obra-prima do gênero de comédia do final da década de 1960, ‘Um Estranho Casal’ é aquele tipo de filme que se encontra com muita dificuldade no cinema atual, se valendo de construções de humor inteligentes e uma dinamicidade intrínseca a cenas simples. Claro, não poderíamos nos esquecer da parceria célebre entre Walter Matthau e Jack Lemmon.