Top10: Dez Filmes Clássicos do Cinema Que Você Provavelmente Nunca Assistiu

Listamos dez filmes clássicos indispensáveis do cinema que você provavelmente nunca assistiu. São obras de diferentes épocas e gêneros, expondo tramas, direções e atuações memoráveis, mas que, por algum motivo, não se consolidaram no senso popular comum da sétima arte. Outros, no entanto, conseguiram ter certo apelo, mas que, também, hoje em dia são pouco revisitados pelo cinéfilo tradicional. Vamos à lista!

 

10º – A Morte de um Bookmaker Chinês (John Cassavetes, 1976)Um dono de um clube de striptease adquire uma dívida com um cassino após uma noite de jogatina, tendo que, quando falha em angariar o dinheiro do débito, executar uma missão de assassinar um homem. ‘A Morte de um Bookmaker Chinês’ é um filme sobre o orgulho patológico de um homem, levando-o ao completo estado de distanciamento ao real. O filme ainda nos entrega uma atuação ímpar de Ben Gazzara à frente do personagem central.

 

9º – O Comboio do Medo (William Friedkin, 1977)Alguns homens aceitam o arriscado trabalho de transportar uma material potencialmente explosivo em um caminhão por lugares incertos. Em meio a essa jornada, os homens conviverão com a paranoia e a iminência do pior, deixando tudo mais sofrido e triste. ‘O Comboio do Medo’ transmite como poucos uma sensação claustrofóbica ao espectador, se valendo de um emaranhado de cenas que trabalha de forma cruel com seus personagens, jamais oferecendo-os recompensas. Vale destaque ainda para a atuação irretocável do lendário Roy Scheider à frente do protagonista.

 

8º – As Diabólicas (Henri-Georges Clouzot, 1955)Duas mulheres elaboram um plano de assassinato de um homem inescrupuloso. Após levarem a ideia à frente, as duas agora terão que se livrar do corpo. No entanto, tudo ganha contornos ainda mais macabros quando o corpo do homem desaparece. Clássico francês da década de 1950, ‘As Diabólicas’ é ousado em sua história, apresentando ao espectador duas personagens emblemáticas, situações exacerbadas que sempre se encaminham para a pior das hipóteses e cenas memoráveis e que possuem seu lugar registrado na sétima arte.

Continua na Próxima Página