Top10: Dez Filmes Emocionalmente Devastadores

7º – 71 Fragmentos de uma Cronologia do Acaso (Michael Haneke, 1994)A obra traz diversos fragmentos das vidas de pessoas diferentes, aparentemente não conectadas entre si, antes de um acontecimento trágico. Suas rotinas e hábitos são destrinchadas para o espectador, mostrando a substância de suas existências. Tudo aqui é exposto de uma forma crua e sem a menor preocupação em deixar o filme aprazível por parte de seu diretor ao público. E isso somente deixa a experiência de assistir ao filme mais marcante. Um filme que nos propõe vários questionamentos, mas que não distribui nenhuma resposta.

 

6º – Calibre (Matt Palmer, 2018)Dois homens, na faixa dos 30 anos de idade, decidem relembrar coisas prazerosas de sua amizade no passado, partindo para uma pequena cidade para praticar caça. O problema é que um terrível acidente ligado à mera figura do acaso e a truculência local deixarão ambos em uma situação extrema e perturbadora. ‘Calibre’ certamente não possui todo o reconhecimento que deveria ter. Sua história densa, cadenciada e, claro, bastante inteligente prende completamente a atenção do espectador aos desdobramentos de cada fragmento de cena. Uma obra que mostra um pouco sobre o cerne podre do ser humano no mundo e, também, sobre a figura, às vezes, trágica do simples acaso.

 

5º – O Quarto de Jack (Lenny Abrahamson, 2015)O filme mostra o dia a dia limitado de uma mãe e seu filho que vivem isolados do mundo em um pequeno ambiente. ‘O Quarto de Jack’ é triste quando olhamos para seu aparato geral, trazendo uma história difícil e sempre surpreendente.

 

4º – Túmulo dos Vagalumes (Isao Takahata, 1988)Ganhando forma durante a 2ª Guerra Mundial, o filme conta a história de dois irmãos em busca pela simples possibilidade de sobreviver. ‘O Túmulo dos Vagalumes’ é possivelmente o filme mais triste já concebido na sétima arte. Uma animação rústica em suas resoluções, jamais oferecendo elementos positivos ao espectador, trabalhando por denunciar os horrores que uma guerra apresenta.

Continua na Próxima Página