Top10: Dez Filmes Sobre a Amizade

3º – Perdidos na Noite (John Schlesinger, 1969)Um jovem de uma cidade pequena decide tentar a vida em uma grande metrópole, esperando melhorar a qualidade de seu dia a dia e encontrar bons empregos. No entanto, a realidade do lugar se revela muito menos aprazível do que ele esperava. Agora, cabe a ele superar as dificuldades encontradas, contando com a ajuda de um vigarista frustrado. ‘Perdidos na Noite’ é triste por trazer de forma explícita o modo que o ser humano é abalado psicologicamente quando enfrenta uma frustração muito grande. No entanto, mais do que isso, mostra como nós conseguimos superar as mais diversas dificuldades quando resolvemos aderir à figura da camaradagem.

 

2º – Thelma & Louise (Ridley Scott, 1991)Após serem constantemente punidas pelo meio social que as permeia, duas amigas resolvem deixar tudo para trás e embarcar em uma jornada através do país. Dirigido por Ridley Scott, ‘Thelma e Louise’ tece seus conceitos à base de marteladas, expondo, como vários outros itens desta lista, a forma errática de uma sociedade guiar seus caminhos. Um filme ousado e irretocável em sua construção de ritmo, deixando os conceitos trabalhados mais palatáveis ao espectador.

 

1º – Os Goonies (Richard Donner, 1985)Um grupo de amigos decide empreender uma jornada atrás de um tesouro perdido, a fim de salvar a casa de um de seus integrantes. ‘Os Goonies’ é, possivelmente, o maior filme sobre a infância já concebido. Tudo no filme trabalha por destrinchar cada detalhe do período, em uma trama que se altera de forma assertiva a cada cena ultrapassada. Um pérola que você, sem dúvidas, deve apresentar ao seu filho e a todos os seus amigos cinéfilos.