Top50: Desafio – Quantos Desses Filmes Clássicos Você Assistiu?

40º – Os Últimos Passos de um Homem (Tim Robbins, 1995)Um preso prestes a ser executado no corredor da morte encontra na figura de uma freira a instância que lhe faz olhar para seu passado exacerbado e errático. O filme é regido por uma atmosfera fria de desaprovação por um passado que condenou vidas, sempre trabalhando com o mistério acerca da culpa ou não do preso pelo que ele é acusado. A atuação de destaque aqui vai para Susan Sarandon, entregando uma atuação comovente no papel da freira.

 

39º – Malcolm X (Spike Lee, 1992)Baseada na vida de Malcolm X, a trama mostra os eventos mais importantes de uma das maiores figuras do século XX. Nutrindo mais de três horas de duração, o filme segue um padrão rústico de ritmo, com uma história que se move lentamente, procurando explicitar cada conceito trilhado de maneira completa. Longe de servir como fator limitador, essa decisão de deixar o filme lento só torna a experiência do espectador mais profunda e substancial. Vale também o destaque para a grande atuação de Denzel Washington como o protagonista da obra.

 

38º – Perdidos na Noite (John Schlesinger, 1969)Um jovem de uma cidade pequena decide tentar a vida em uma grande metrópole, esperando melhorar a qualidade de seu dia a dia e encontrar bons empregos. No entanto, a realidade do lugar se revela muito menos aprazível do que ele esperava. Agora, cabe a ele superar as dificuldades encontradas, contando com a ajuda de um vigarista frustrado. ‘Perdidos na Noite’ é triste por trazer de forma explícita o modo que o ser humano é abalado psicologicamente quando enfrenta uma frustração muito grande. No entanto, mais do que isso, mostra como nós conseguimos superar as mais diversas dificuldades quando resolvemos aderir à figura da camaradagem.

 

37º – Ser ou Não Ser (Ernst Lubitsch, 1942)O filme ganha forma durante a 2ª Guerra Mundial, trazendo a história de alguns atores de teatro desajustados que se infiltram em uma sede da ocupação nazista na Polônia, tentando evitar, das formas mais incomuns, serem descobertos. Obra-prima do gênero de comédia, ‘Ser ou Não Ser’ traz o melhor do diretor Ernst Lubitsch, trabalhando com uma história rústica e extremamente divertida.

 

36º – Butch Cassidy (George Roy Hill, 1969)Narrando a história de dois bandidos desajustados, a trama ganha substância quando os dois resolvem fugir para a América do Sul após se meterem em uma grave confusão. ‘Butch Cassidy’ reúne nada mais que Paul Newman e Robert Redford pela primeira vez (parceria que ainda nos renderia outro clássico), tornando a experiência do espectador de ver o filme inesquecível somente por esse fato. Mas, além da presença de duas lendas do cinema, o filme ainda consegue trazer uma boa aventura e uma ação intermitente.

Continua na Próxima Página

6 Comments on “Top50: Desafio – Quantos Desses Filmes Clássicos Você Assistiu?”

  1. Bons filmes (os que vi), Mas essa lista é injusta (relativamente) pois não cita 2001, Uma Odisséia no Espaço, Laranja Mecânica, Sonhos de Akira Kurossawa, O sétimo Selo de Ingmar Bergman (talvez um dos mais famosos dele). Sem falar que faltou Hitchcock, Felini, Franco Zefirelli, Cecil B. DeMille. e muitos outros. Apenas minha humilde opinião.

  2. Lista é gosto pessoal, não adianta, melhor dizendo, não faz sentido reclamar da falta de um ou outro ou da presença de certo filme nela. Vi 37 dos 50.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *