Top50: Desafio – Quantos Desses Filmes Clássicos Você Assistiu?

35º – Veludo Azul (David Lynch, 1986)Um jovem comum de um bairro suburbano dos Estados Unidos fica completamente obcecado pela figura de uma cantora de um bar. Logo, essa obsessão acaba mostrando ao jovem segredos pouco aprazíveis sobre a vida daquela mulher, colocando em risco a sua vida. Pertencente ao cinema de David Lynch, ‘Veludo Azul’ é um dos grandes filmes da carreira do cineasta, expondo uma história estranha e irresistível aos olhos dos espectadores. Obra-prima que fica ainda melhor com a icônica cena em que o personagem interpretado pelo ator Dean Stockwell faz uma performance inigualável da música ‘In Dreams’, do fabuloso Roy Orbison.

 

34º – Caminhos Violentos (James Foley, 1986)O filme apresenta o dia a dia de uma família desajustada composta por um pai criminoso e seus dois filhos no início da vida adulta. Toda a essência do filme se insere exatamente ao destrinchar cada relacionamento destrutivo aos quais cada membro da família está inserido. Perturbador conceitualmente, ‘Caminhos Violentos’ é uma obra pouco conhecida da década de 1980, mas essencial para o cinéfilos fãs daquela época. Um filme que estuda um compêndio podre da sociedade, mostrando o que há de pior no ser humano. Esta obra possui três atuações fabulosas em seu trio central, com as presenças de Christopher Walken, Sean Penn e Chris Penn.

 

33º – Solaris (Andrei Tarkovsky, 1971)Um psicólogo é enviado a uma estação espacial para investigar as razões que levaram um tripulação à loucura. Outro integrante da filmografia do russo Andrei Tarkovsky nesta lista, ‘Solaris’ se utiliza de poucos ambientes para reger sua trama, tentando colocar o espectador para vivenciar, junto com os personagens, toda a aura pouco aprazível e perigosa que rege aquela história.

 

32º – Amor à Flor da Pele (Kar-Wai Wong, 2000)Após descobrirem que seus parceiros estão cometendo adultério, um homem e uma mulher iniciarão um estranho relacionamento que alterará completamente suas vidas. ‘Amor à Flor da Pele’, outra obra-prima da ótima filmografia de Kar-Wai Wong, eleva uma atmosfera melancólica para o desenrolar da trama, pautando-se em uma cinematografia fabulosa (uma das mais belas da história do cinema), um roteiro produtivo, direção irretocável e ótimas atuações.

 

31º – Amadeus (Milos Forman, 1984)O filme segue alguns fragmentos substanciais da vida de Wolfgang Amadeus Mozart, capturando seu modo desajustado de agir sobre o mundo e sua genialidade incomparável. A trama também apresenta uma visão contrária sobre o protagonista, trazendo a vida de seu maior rival. ‘Amadeus’ é uma verdadeira obra-prima da sétima arte, contando com uma história envolvente e conceitualmente pesada, planos irretocáveis e um ótimo elenco.

Continua na Próxima Página

6 Comments on “Top50: Desafio – Quantos Desses Filmes Clássicos Você Assistiu?”

  1. Bons filmes (os que vi), Mas essa lista é injusta (relativamente) pois não cita 2001, Uma Odisséia no Espaço, Laranja Mecânica, Sonhos de Akira Kurossawa, O sétimo Selo de Ingmar Bergman (talvez um dos mais famosos dele). Sem falar que faltou Hitchcock, Felini, Franco Zefirelli, Cecil B. DeMille. e muitos outros. Apenas minha humilde opinião.

  2. Lista é gosto pessoal, não adianta, melhor dizendo, não faz sentido reclamar da falta de um ou outro ou da presença de certo filme nela. Vi 37 dos 50.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *