Top50: Desafio – Quantos Desses Filmes Clássicos Você Assistiu?

20º – Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (Tim Burton, 2003)Um homem tenta investigar a vida de seu pai, um indivíduo que está morrendo, a fim de descobrir mais sobre as histórias fantasiosas que ele contava. Tim Burton traz um filme que mescla fantasia e realidade de forma aprazível. Um filme leve, que instiga o lado criativo de seu espectador, fazendo-o ser parte ativa da história.

 

19º – Cidadão Kane (Orson Welles, 1941)A trama do filme expõe fragmentos da vida de um grande nome da imprensa local, trabalhando com seus prazeres e desprazeres, assim como sua forma exacerbada de reger seu dia a dia. Maior filme da carreira de Orson Welles, ‘Cidadão Kane’ se utiliza de muitos “flashbacks” para conduzir sua trama e trazer substância aos atos do personagem central.

 

18º – O Silêncio dos Inocentes (Jonathan Demme, 1991)Uma novata do FBI tem que apelar  para a ajuda de um serial killer enclausurado em um hospital psiquiátrico para capturar outro assassino impiedoso e letal. ‘O Silêncio dos Inocentes’ é o maior filme de suspense já concebido. Irretocável em todas as suas ramificações, a obra permanece atual mesmo mais de duas décadas depois de seu lançamento.

 

17º – O Cavalo de Turim (Béla Tarr, 2011)Em meio ao final do século XIX, a trama ganha forma contando a história de um pai e uma filha que vivem completamente isolados do meio social, mostrando o cotidiano sempre repetitivo daquelas pessoas. Elevando a filosofia do ‘Eterno Retorno’ de Nietzsche em cada espectro de cena, ‘O Cavalo de Turim’ é um filme sobre o que há de mais básico à vida. Uma obra esteticamente formidável, com boas atuações, um roteiro inteligente e uma trilha sonora potente e única.

 

16º – Nostalgia (Andrei Tarkovsky, 1983)Na trama, um poeta russo viaja até à Itália com sua intérprete para pesquisar sobre a vida de um compositor, descobrindo no lugar mais sobre sua própria existência. ‘Nostalgia’ se vale do rigor estético característico do cinema de Andrei Tarkovsky para contar sua história enigmática. Uma verdadeira obra-prima que exige bastante de seu espectador.

Continua na Próxima Página

6 Comments on “Top50: Desafio – Quantos Desses Filmes Clássicos Você Assistiu?”

  1. Bons filmes (os que vi), Mas essa lista é injusta (relativamente) pois não cita 2001, Uma Odisséia no Espaço, Laranja Mecânica, Sonhos de Akira Kurossawa, O sétimo Selo de Ingmar Bergman (talvez um dos mais famosos dele). Sem falar que faltou Hitchcock, Felini, Franco Zefirelli, Cecil B. DeMille. e muitos outros. Apenas minha humilde opinião.

  2. Lista é gosto pessoal, não adianta, melhor dizendo, não faz sentido reclamar da falta de um ou outro ou da presença de certo filme nela. Vi 37 dos 50.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *