Top10: Dez Filmes Para Conhecer o Cinema de Michael Haneke

Sem dúvidas, o nome mais poderoso quando falamos de um cinema visceral sobre a existência, o austríaco Michael Haneke é um gênio da sétima arte. Seus filmes, que partem de uma premissa potente que não faz concessões ao espectador ao explicitar os meandros de suas tramas, são um estudo sobre o ser humano e sua atuação sobre o mundo. Abaixo, está o que de melhor Haneke possui em sua filmografia, com obras duras e que provocam uma sensação de reavaliação do mundo no espectador ao seu término. Vamos à lista!

 

10º – Código Desconhecido (Michael Haneke, 2000)Na trama, veremos inúmeros fragmentos das vidas de personagens distintos, tendo como única ligação um incidente relacionado ao preconceito social. Pertencente ao cinema visceral do austríaco Michael Haneke, ‘Código Desconhecido’ nos oferece um estudo acerca dos meandros patológicos que permeiam o modelo de uma sociedade ocidental moderna se comportar. Um filme duro, assim como como toda a espetacular filmografia do diretor, que nos relata um mundo acometido por um processo degenerativo inexorável.

 

9º – O Tempo do Lobo (Michael Haneke, 2003)O filme nos traz a história de Anne (Isabelle Huppert) e seus dois filhos em uma luta desesperada pela sobrevivência quando descobrem que o mundo como conheciam já não existe. Temos aqui um filme pós-apocalíptico que traz para a tela o quanto o comportamento humano é flexível em uma escala destrutiva quando exposto a situações de adversidade. Como é tradicional do cinema de Michael Haneke, ‘O Tempo do Lobo’ se caracteriza por sua natureza dura, rústica e extremamente perturbadora.

 

8º – O Vídeo de Benny (Michael Haneke, 1992)É impressionante ver o quanto Michael Haneke estava à frente de seu tempo, realizando em 1992 um filme sobre o impacto do avanço tecnológico na maneira da sociedade consumar sua relação com o mundo. Aqui o que choca o espectador é a crueldade e frieza da execução das cenas mais pesadas. E, como se não bastasse cenas impactantes em sua construção cênica, ainda temos a recorrente execução de um vídeo onde há um abatimento real de um animal.

Continua na Próxima Página