Top10: Dez Filmes Para Conhecer o Cinema de Michael Haneke

3º – Amor (Michael Haneke, 2012)Um senhor de idade tem que lidar com as alterações em sua vida após sua esposa ficar doente. Triste, ‘Amor’, obra dirigida pelo austríaco Michael Haneke, é irretocável do primeiro ao último minuto. Um filme que consegue captar como poucos os meandros do período final da vida, trazendo ao espectador uma história potente.

 

2º – O Sétimo Continente (Michael Haneke, 1989)Acompanharemos o dia a dia normal de uma família europeia composta por um casal e sua filha pequena. O filme ganha a sua substância ao trazer o compêndio vazio ao qual a família está inserida, com rotinas cada vez mais insossas e maçantes, levando-os a planejar um ato extremo. Um dos filmes mais inteligentes e contundentes ao falar do arco destrutivo de uma sociedade tradicional contemporânea, ‘O Sétimo Continente’ é uma viagem sem volta ao âmago humano no mundo. O mais assustador que é explicitado em cada cena é que o filme jamais pondera sobre possíveis soluções para o que estamos vendo. Muito pelo contrário, somente eleva perspectivas assustadoras. Assista preparado a esta obra-prima do austríaco Michael Haneke, pois você jamais encarará a vida da mesma forma após a sua exibição.

 

1º – A Professora de Piano (Michael Haneke, 2001)Haneke entrega ao espectador as nuances do conceito de perversão inserido na personagem de Erika, uma professora de piano de sucesso e de uma vida social aparentemente impecável. Bom, isso é o que Erika mantém na superfície. O filme, de mais de 2 horas de duração, explorará cada minuto para mostrar o processo degenerativo ao qual Erika é submetida.