10 Filmes Perfeitos Para Quem Ama Filosofia

3º – Persona (Ingmar Bergman, 1966)Uma enfermeira é colocada para ficar como responsável por uma atriz que sofrera recentemente um colapso psicológico. Em completo estado de isolamento, as duas começarão a entrar em um processo catártico que alterará a forma como compreendiam a vida. ‘Persona’ trabalha com a figura da construção de máscaras sociais no ser humano, evidenciando como, às vezes, podemos vesti-las e nos esquecer de nossa própria essência.

 

2º – A Experiência (Oliver Hirschbiegel, 2001)Na trama, vários indivíduos são colocados em uma prisão para participar de um experimento social. Lá, eles terão que conviver algumas semanas, dividindo-se em dois grupos, um formado por prisioneiros e o outro por guardas. O problema é que, após algum tempo, as coisas começam a fugir ao controle, colocando em risco a vida de todos. Oriundo do cinema alemão, ‘A Experiência’ explicita um pouco do cerne podre que compreende a existência humana. Aqui, veremos como somos impactados por uma simples alcunha social e como agimos em função disso. Obra perturbadora, mas que, sem dúvidas, merece o tempo investido pelo fã da sétima arte.

 

1º – Blade Runner (Ridley Scott, 1982)Elevando uma trama futurista permeada por nuances, ‘Blade Runner’ traz a busca de um oficial do governo por exterminar robôs (chamados de replicantes) que quebraram o paradigma de suas funções primárias. Dirigido pelo ótimo Ridley Scott, o filme apresenta uma construção alternativa de mundo irresistível, prezando pela exposição de cenas soturnas, contando ainda com atuações seguras de seu elenco.