Top50: Cinquenta Filmes de Terror Que Vão Congelar a Sua Espinha

40º – Christine, O Carro Assassino (John Carpenter, 1983)Outro filme baseado em um romance de Stephen King, ‘Christine – O Carro Assassino’ traz em sua trama a completa mudança de vida de um adolescente após adquirir um carro antigo. Antes vítima de bullying, o jovem altera seu comportamento, círculo social e relação com o sexo oposto, ficando, agora, entre os populares do lugar. No entanto, pouco a pouco, estranhas coisas começam a acontecer com o carro e com o comportamento do jovem, resultando em uma série de tragédias. Emblemático da década, o filme consegue captar a aura sombria contida na obra original de King, elevando uma atmosfera de mistério que domina cada resolução da história.

 

39º – A Hora do Espanto (Tom Holland, 1985)Na trama, um adolescente, viciado na cultura de filmes de terror e afins, fica convencido que seu novo vizinho é um vampiro. Agora, cabe ao adolescente contar sua tese à sua família e amigos, além de tentar provar às autoridades a ligação desse vizinho com estranhos assassinatos ao redor da cidade. ‘A Hora do Espanto’ é um filme que se utiliza de um ritmo dinâmico para reger a sua história. E não é só isso. Aqui, nós temos uma trama concisa, que entrega seus elementos mais substanciais ao espectador de forma dosada, elevando a tensão emitida, ocultando eventuais erros tradicionais do gênero.

 

38º – Um Lobisomem Americano em Londres (John Landis, 1981)Dois turistas americanos são atacados por uma estranha criatura em uma cidade rural inglesa. Um dos amigos sai ileso, o outro, no entanto, fica ferido e vai parar no hospital. A trama ganha a sua dinamicidade quando o jovem ferido passa a sofrer mutações estranhas em seu corpo, mudando completamente sua forma de lidar com o mundo. Tudo em ‘Um Lobisomem Americano em Londres’ funciona. Além de sua história simples e eficaz, o filme ainda tem uma parte estética de efeitos visuais e maquiagem fantásticas, conseguindo surpreender seus espectadores até hoje.

 

37º – O Iluminado (Stanley Kubrick, 1980)Um homem aceita o posto de zelador em um grande hotel para o período de inverno, quando o lugar permanece fechado e completamente isolado pela neve, indo com sua esposa e filho pequeno para o lugar. Entretanto, o que parecia ser uma grande oportunidade de emprego, pouco a pouco, passa a se tornar um pesadelo. ‘O Iluminado’ é um dos grandes filmes de terror já concebidos. Stançey Kubrick faz um trabalho genial ao adaptar a obra de Stephen King, criando um terror atmosférico que impressiona a cada cena ultrapassada.

 

36º – A Noite dos Mortos-Vivos (George A. Romero, 1968)Após a eclosão inexplicável de um vírus que transforma as pessoas em zumbis, um grupo não afetado se refugia em uma pequena casa tentando sobreviver. Obra responsável por revolucionar parte do gênero de horror, ‘A Noite dos Mortos-Vivos’ se utiliza da criatividade de seu criador, o lendário George A. Romero, para superar eventuais limitações orçamentais, com uma trama e um compêndio de cenas verdadeiramente memoráveis.

Continua na Próxima Página