Top50: Cinquenta Filmes de Terror Que Vão Congelar a Sua Espinha

35º – Os Inocentes (Jack Clayton, 1961)Desesperada por um emprego, uma jovem aceita trabalhar como governanta em uma mansão isolada, tendo que cuidar de duas crianças somente com a ajuda de mais uma empregada. No entanto, o que se apresentava como um mero trabalho, acaba revelando-se como um verdadeiro martírio quando as crianças começam a apresentar um comportamento bizarro e ela passa a ver estranhos acontecimentos pelo lugar. ‘Os Inocentes’ é aquele típico terror que fascina. A construção de seus ambientes torna cada cena um deleite ao espectador, deixando sua boa trama como fator secundário.

 

34º – A Tortura do Medo (Michael Powell, 1960)Seguiremos os passos de um serial killer, entendendo mais sobre seu modelo irracional de agir sobre o mundo, suas formas instáveis de intercâmbio social e sua jornada destrutiva atrás de vítimas. ‘A Tortura do Medo’ se destaca pela direção de Michael Powell que tenta sempre nos trazer planos distintos, procurando apresentar com construções de cenas impecáveis o estado psicológico de nosso protagonista. Um filme ousado para a época e que se aloca entre os grandes do subgênero serial killers.

 

33º – Psicose (Alfred Hitchcock, 1960)Após pegar um enorme quantia da empresa em trabalha, uma jovem inicia uma fuga pelo país. No entanto, em meio a dúvidas morais e éticas, a jovem decide passar uma noite em um hotel de beira de estrada, sem saber que o lugar seria o local de sua morte. Obra-prima de Alfred Hitchcock, ‘Psicose’ subverte completamente os caminhos tradicionais do gênero, entregando uma trama que se fragmenta em duas vertentes distintas e irresistíveis.

 

32º – O Bebê de Rosemary (Roman Polanski, 1968)Um casal decide se mudar para um novo apartamento. No lugar, enquanto seu marido leva a vida dos sonhos, a mulher passará a vivenciar estranhos acontecimentos naquele edifício, assim como enfrentará vizinhos nada aprazíveis. A trama ganha sua força quando ela, misteriosamente, acaba engravidando, deixando todas as situações ainda mais exacerbadas. Outra obra de Roman Polanski nesta lista, ‘O Bebê de Rosemary’ é um dos maiores filmes de terror já concebidos. Seu terror atmosférico irretocável trabalha por encantar o espectador a cada cena superada, contando ainda com uma história envolvente e dinâmica.

 

31º – Carrie, a Estranha (Brian De Palma, 1976)Sofrendo com suas companheiras de escola e com uma mãe fanática religiosa, uma jovem tímida descobre que tem poderes telecinéticos que, muitas vezes, fogem ao seu controle. A trama trabalhará sobre as consequências desse fato na vida da jovem e das pessoas que a cercam. Pertencente ao ótimo cinema de Brian De Palma, ‘Carrie – A Estranha’ é um filme regular, com bons e maus momentos, mas que tem seu lugar nesta lista por ser uma obra icônica do cinema de horror.

Continua na Próxima Página