Top50: Cinquenta Filmes de Terror Que Vão Congelar a Sua Espinha

25º – Halloween (John Carpenter, 1978)Uma adolescente passa a ser atormentada por um louco que aterroriza a cidade, deixando vítimas por onde passa. Agora, cabe a ela fugir do indivíduo, assim como descobrir as motivações dele para querer a sua morte. Marco do cinema de horror, ‘Halloween – A Noite do Terror’ consegue elevar uma trama concisa, uma clima de mistério único e uma das trilhas sonoras mais emblemáticas do gênero.

 

24º – O Exorcista (William Friedkin, 1973)Após sua filha começar a apresentar um comportamento destrutivo sem razões aparentes, uma mulher procurará os mais diversos tipos de ajuda para tentar entender o que acontece. Baseado no romance de William Peter Blatty, ‘O Exorcista’ acerta em todas as suas decisões. Seja no campo da escolha de elenco ou, propriamente, na adaptação da obra de Blatty, tudo aqui funciona.

 

23º – Videodrome (David Cronenberg, 1983)Expondo a derrocada à loucura de um produtor de televisão após descobrir um filme “snuff”, ‘Videodrome’ traz estranheza ao espectador, sempre trabalhando com cenas que beiram o bizarro, se valendo do que há de mais tradicional na filmografia de David Cronenberg.

 

22º – Possessão (Andrzej Zulawski, 1981)Perturbador em todos os seus rumos, o filme traz a derrocada à loucura de um casal em crise em seu relacionamento. Apesar de se notabilizar por seu conteúdo gráfico exacerbado, ‘Possessão’ também chama a atenção por sua história envolvente (apesar de ser difícil encontrar sentido em cada desnivelamento da trama) e sua direção extremamente habilidosa do cineasta Andrzej Zulawski.

 

21º – A Bruxa (Robert Eggers, 2015)No Século XVII, uma família inserida em uma realidade rural é atormentada com os rumores de que uma bruxa permeia o lugar. Junto com os rumores, estranhos acontecimentos passarão a ocorrer com os integrantes da família, colocando em jogo o destino de suas vidas. ‘A Bruxa’ é uma das grandes surpresas do gênero dos anos 2000. Um filme denso, deixando toda sua substância para a atmosfera atraente proposta, conduzindo uma história cheia de nuances.

Continua na Próxima Página