Top50: Cinquenta Filmes de Terror Que Vão Congelar a Sua Espinha

20º – Alucinações do Passado (Adrian Lyne, 1990)O filme apresenta diversos fragmentos aleatórios da vida de Jacob, um veterano perturbado da guerra do Vietnã, mostrando toda a intensidade de sua vida, junto com acontecimentos que talvez não sejam reais. A trama vai variar entre alucinações e acontecimentos reais, sem jamais informar o espectador sobre o que é cada um. A atmosfera fria, emanando um sentimento de desamparo, seja no personagem ou no próprio espectador, consegue dar toda a substância necessária ao filme.

 

19º – O Mistério de Candyman (Bernard Rose, 1992)Uma estudante de jornalismo, buscando conteúdos para uma pesquisa sobre mitos e lendas, acaba por conhecer a história de “Candyman”, um fantasma que, supostamente, faz vítimas no bairro carente de Cabrini-Green. Conforme a estudante começa a coletar materiais para sua pesquisa sobre a lenda, estranhos acontecimentos começam a mudar sua vida. Pérola da década de 1990, ‘O Mistério de Candyman’, adaptado de uma história de Clive Barker, consegue surpreender exatamente pela construção irretocável da atmosfera acerca dos acontecimentos em Cabrini-Green, emanando um lugar decadente, frio, quase inabitado e, claro, assustador.

 

18º – O Lamento (Hong-jin Na, 2016)Logo após a chegada de um estranho homem, as pessoas de um vilarejo começam a desenvolver estranhas patologias, alterando completamente o modo de se comportarem. Cabe a um desajeitado policial descobrir os motivos para tudo aquilo estar acontecendo. ‘O Lamento’ possui uma primeira hora de filme com alto nível de intensidade, elevando uma atmosfera de horror fantástica. No entanto, o filme cai bastante após isso, ficando, em certos momentos, insosso. Mas fica a recomendação de uma boa escolha do cinema coreano.

 

17º – O Chamado (Hideo Nakata, 1998)Uma repórter investiga a lenda de uma fita de vídeo que mata as pessoas que assistem ao seu conteúdo em poucos dias. Pertencente ao cinema japonês, ‘Ringu – O Chamado’ utiliza, de forma acertada, alguns “jump-scares” cruciais para o desenvolvimento da trama, tornando a experiência de assistir ao filme uma jornada permeada por sustos.

 

16º – A Entidade (Scott Derrickson, 2012)Um jornalista de respeito descobre em sua casa fitas de vídeo que apontam para a existência de um serial killer décadas antes. Apesar da trama se desenvolver de forma truncada, ‘A Entidade’ se consuma como um filme assustador pela forma como é concebido por seu diretor, com planos bem construídos e uma atmosfera de suspense que eleva um clima de mistério bastante produtivo. Outro ponto interessante do filme é o seu elenco de qualidade, com presenças ótimas de nomes como o do ator Ethan Hawke.

Continua na Próxima Página