Top10: Dez Road Movies Incríveis Para Você Assistir Antes de Morrer

3º – Relax (Albert Brooks, 1985)Um casal decide deixar tudo para trás, largando emprego, vendendo casa e seus bens, iniciando uma jornada pelos Estados Unidos em um trailer. No entanto, o que a priori se apresentava como uma aventura incrível, acaba revelando-se como um verdadeiro inferno quando eles perdem todo o dinheiro que estava guardado. ‘Relax’ é uma comédia road movie divertida do começo ao fim, conseguindo se manter dinâmica durante todos os seus 91 minutos.

 

2º – Cada um Vive Como Quer (Bob Rafelson, 1970)Acompanharemos o cotidiano de um jovem pertencente a uma família de classe alta que decidiu deixar tudo para trás e viver uma vida comum. Suas angústias, dilemas, seu modelo exacerbado de lidar com o aparato humano, suas amizades, seu relacionamento turbulento com sua namorada e sua visão sobre o trabalho são destrinchadas pelo filme durante os 98 minutos de projeção. Pérola do ano de 1970, ‘Cada um Vive Como Quer’ explicita como cada sujeito possui sua camada subjetiva bastante evidente que impede que aquela visão tradicional sobre a vida seja única e inalterável. A obra ainda expõe como poucas os dramas existenciais de um homem completamente sem rumo no mundo, e que sofre por essa falta de sentido. Seu final ousado, sem deixar de trabalhar com toda a aura de suavidade regida durante todo o resto da obra, coroa e faz que esta opção chegue bem próxima da alcunha de obra-prima. Ah, e como se tudo isso não fosse o bastante, ainda possuímos Jack Nicholson como protagonista em uma atuação comovente e extremamente visceral.

 

1º – Paris, Texas (Wim Wenders, 1984)Após vários anos desaparecido, um homem retorna misteriosamente, sendo encontrado vagando pelo deserto. Agora, cabe a ele formar um vínculo com seu filho pequeno que estava sob os cuidados de seu irmão e partir em uma jornada atrás de sua esposa. Obra-prima de Wim Wenders, ‘Paris, Texas’ é lindo da primeira à última cena, mostrando a vida em suas raízes mais simples e comum a todos. Um filme para nós assistirmos e nos tornarmos pessoas melhores.