Top10: Dez Filmes Cult de Tirar o Fôlego Para Você Assistir Antes de Morrer

3º – Sob o Domínio do Medo (Sam Peckinpah, 1971)Um jovem casal decide morar em uma pequena cidade rural da Inglaterra. No entanto, o que deveria ser um lugar tranquilo, acaba notabilizando-se como um verdadeiro inferno após eles serem constantemente atacados por residentes da cidade. Polêmico em todas as suas investidas, ‘Sob o Domínio do Medo’ possui uma história rústica e desconfortante, não oferecendo aspectos positivos sobre o aparato humano no mundo.

 

2º – A Tortura do Medo (Michael Powell, 1960)Um jovem psicopata obtém prazer ao assassinar suas vítimas sempre captando suas expressões horrorizadas com uma câmera. Rompendo barreiras no cinema, ‘A Tortura do Medo’ é um filme audacioso que não poupa o espectador em momento algum, promovendo em sua cena final um dos momentos mais aterrorizantes da história do cinema de horror.

 

1º – Quando Desceram as Trevas (Fritz Lang, 1944)Após passar um período abrangente em uma instituição mental, um homem acaba se envolvendo em uma trama de espionagem quando, por mera figura do acaso, fica com a posse de um objeto de interesse, tendo sua vida em perigo sem saber ao certo o porquê. Obra-prima noir da década de 1940, ‘Quando Desceram as Trevas’ (ou ‘Ministério do Medo’ em sua tradução literal e muito mais certa) eleva um tom quase onírico para as resoluções de sua história, promovendo ao espectador sustos naturais e arrepios com a jornada claudicante do personagem. Ainda vale o destaque, claro, para a atuação soberba de Ray Milland à frente do protagonista. Podemos dizer que este filme não conseguiria atingir nem metade de sua qualidade se Milland não assumisse o personagem central, com uma das atuações mais impactantes de toda a sua brilhante carreira.