Top10: Dez Filmes Inteligentes Sobre a Realidade Atual da Sociedade

7º – Um Estranho no Ninho (Milos Forman, 1975)Um homem, visando escapar da prisão, alega insanidade e é condenado a cumprir um tempo em uma instituição psiquiátrica após um crime. No lugar, o homem perceberá que sua decisão talvez não tenha sido a mais acertada, desenvolvendo, no entanto, um vínculo afetivo forte com os pacientes da instituição. Obra-prima de Milos Forman, ‘Um Estranha no Ninho’ eleva uma aura positiva ao contar sua história, apresentando diferentes compêndios do cerne humano no mundo.

 

6º – Rede de Intrigas (Sidney Lumet, 1976)Um apresentador veterano de um canal de televisão americano sofre uma quebra exacerbada com os padrões regidos em sua vida, decidindo usar seu espaço na mídia para destilar pontuações extremas sobre seu cerco social, logo virando uma grande celebridade por conta de seu posicionamento. Obra-prima da década de 1970, ‘Rede de Intrigas’ é impecável da primeira à última cena, trazendo ao espectador uma trama inteligente e que “martela” vários dos conceitos intocáveis de uma sociedade tradicional.

 

5º – O Show de Truman (Peter Weir, 1998)Envolto à uma rotina de hábitos inexoráveis, um homem, por mera figura do acaso, acaba percebendo que toda sua vida fora uma grande mentira e seu dia a dia era, na verdade, todo programado e controlado por uma espécie de show televisivo. Agora, cabe a ele ir atrás de toda a verdade por trás dessa história. ‘O Show de Truman’ é diferente em seu arco de história, promovendo situações das mais diversas, provocando um senso de reavaliação da vida por parte de quem assiste ao filme.

 

4º – Serpico (Sidney Lumet, 1973)Um policial honesto acaba se deparando com uma encruzilhada quando todo o seu departamento é corrupto. Veremos a batalha desse policial contra essa corrupção enraizada em sua profissão e as consequências disso em sua vida profissional e privada.

Continua na Próxima Página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *