Top10: Dez Filmes Inteligentes Sobre a Realidade Atual da Sociedade

3º – O Sucesso a Qualquer Preço (James Foley, 1992)O filme explora as formas de intercâmbio social no interior de um escritório profissional consumada por seus empregados, mostrando o grau patológico que aquele meandro da humanidade alcança. Aqui, tendo como panorama central a vontade de poder intrínseca ao ser humano, veremos como a obsessão pode assumir e controlar o comportamento do homem na busca por dinheiro.

 

2º – Um Sonho Sem Limites (Gus Van Sant, 1995)Baseado em uma história real, o filme conta a trajetória de uma mulher em sua busca obsessiva pelo sucesso como personalidade televisiva. Dirigido por Gus Van Sant, ‘Um Sonho Sem Limites’ brinca de maneira trágica com a concepção de vida em uma sociedade tradicional.

 

1º – Festa de Família (Thomas Vinterberg, 1998)Uma viagem pelo interior de uma família em completo estado de ruínas. Uma obra que revela como determinados fatos das vidas de cada indivíduo são, muitas vezes, sobrepujados por uma máscara social de normalidade. Aqui, tudo dentro da família explorada assume uma direção para o que há de pior na humanidade. ‘Festa de Família’ ainda apresenta uma visão crua e necessária do construto psicológico humano e suas exacerbações. Obra-prima do cinema dinamarquês e o melhor filme da carreira do ótimo cineasta Thomas Vinterberg.