3º – Sem Destino (Dennis Hopper, 1969)Dois motociclistas desajustados embarcam em uma jornada através dos Estados Unidos, simplesmente aproveitando as coisas que cada lugar tem a oferecer. O filme não é assertivo ao traçar seus objetivos finais, trazendo ao espectador uma trama que se estabiliza sempre no mesmo ritmo. ‘Sem Destino’ é um road movie memorável e se caracteriza como uma das obras mais influentes da década de 1960.
2º – A Primeira Noite de um Homem (Mike Nichols, 1967)Após iniciar um novo namoro com uma garota por quem se apaixonara, um jovem terá sua vida alterada após descobrir que a mãe dela era uma mulher com quem tivera um caso. Obra-prima de Mike Nichols, ‘A Primeira Noite de um Homem’ mescla as obrigações do início da vida adulta com as exacerbações do final da adolescência, contando com a atuação irretocável de Dustin Hoffman à frente do protagonista.
1º – O Sol é Para Todos (Robert Mulligan, 1962)Um advogado respeitado decide ajudar um homem negro falsamente acusado de um crime horrível. Agora, cabe a ele lidar com uma cidade extremamente racista à sua cola. ‘O Sol é Para Todos’, filme baseado no romance de Harper Lee, alterna entre momentos positivos e negativos, alcançando seu ápice de qualidade exatamente na temática racismo sendo debatida. Vale também o destaque para a grande atuação do lendário Gregory Peck à frente do personagem principal.