50 Filmes de 10 Grandes Diretores Que Vão Fazer Você Amar Ainda Mais o Cinema

40º – O Sétimo Selo (Ingmar Bergman, 1957)Na trama, tendo como ponto de partida um mundo acometido pela peste negra, um cavaleiro busca respostas sobre a vida e, consequentemente, a morte. ‘O Sétimo Selo’ foi, de fato, o filme que mais elevou a carreira de Bergman ao redor do mundo. Um filme concebido com a maestria tradicional do sueco, nutrindo questões existenciais que transcendem a sétima arte.

 

39º – Através de um Espelho (Ingmar Bergman, 1961)Uma jovem, recentemente liberada de uma instituição psiquiátrica, tem que lidar com sua instabilidade emocional e sua família afetivamente distante. Doce e potente no desencadear das nuances da trama, ‘Através de um Espelho’ faz uma abordagem do compêndio tênue que compreende a psique de um indivíduo.

 

38º – Morangos Silvestres (Ingmar Bergman, 1957)Um senhor de idade tem que sair de sua casa para ver um evento no qual o filho participará. No caminho para o lugar, na companhia de sua nora, o homem tem que lidar com uma viagem pelos meandros de sua vida, seu passado, vindo a iniciar uma relação catártica entre seus pensamentos e o mundo. Impactante pela densidade do que é exposto, o filme é um estudo sobre os laços erráticos do ser humano em relação à vida. ‘Morangos Silvestres’ talvez seja o filme que mais detalhe os conceitos tradicionais da filmografia de Bergman, como vida, morte, religião, laços familiares corrompidos e o vazio existencial.

 

37º – Persona (Ingmar Bergman, 1966)Uma enfermeira é colocada para ficar como responsável por uma atriz que sofrera recentemente um colapso psicológico. Em completo estado de isolamento, as duas começarão a entrar em um processo catártico que alterará a forma como compreendiam a vida. ‘Persona’ trabalha com a figura da construção de máscaras sociais no ser humano, evidenciando como, às vezes, podemos vesti-las e nos esquecermos de nossa própria essência.

 

36º – Gritos e Sussurros (Ingmar Bergman, 1972)Quando uma mulher se encontra na reta final de sua vida, condenada por um câncer, caberá às suas duas irmãs lhe propiciarem algum conforto em meio à dor. No entanto, a presença das duas somente exacerbará o sofrimento de todos os ali expostos. ‘Gritos e Sussurros’ é um filme que altera o forma do espectador ver o mundo. Tudo ali contido é de uma perfeição impressionante. Não são poucas as cenas que, literalmente, nos arrepiam por sua substância intensa, como, por exemplo, o monólogo do personagem de Erland Josephson em relação a uma das irmãs sob a figura de um espelho ou o momento em que as personagens de Liv Ullmann e Ingrid Thulin embarcam em uma discussão sobre a constituição do relacionamento familiar entre as duas. Enfim, são vários os momentos incríveis deste filme. Uma das maiores obras já concebidas no cinema.

Continua na Próxima Página