20º – Glória Feita de Sangue (Stanley Kubrick, 1957)No filme, veremos a batalha de alguns militares contra seus próprios compatriotas, a fim de preservarem suas vidas e liberdade. Primeiro grande filme da carreira de Stanley Kubrick, ‘Glória Feita de Sangue’ é uma obra-prima do cinema.
19º – Nascido Para Matar (Stanley Kubrick, 1987)Concentrado em duas camadas, uma explorando o processo de treinamento de soldados e, a outra, mostrando estes soldados em combate no Vietnã, ‘Nascido Para Matar’ denuncia o comportamento errático do ser humano no mundo. Um filme potente em seus rumos, que, mesmo com uma queda de qualidade na segunda parte, se consuma como uma verdadeira obra-prima.
18º – O Iluminado (Stanley Kubrick, 1980)Baseado no romance de Stephen King, o filme traz a história de uma família que vê, pouco a pouco, suas vidas entrarem em um processo degenerativo, após o marido aceitar um emprego em um hotel. Apesar das polêmicas levantadas por Stephen King, dizendo que o filme não apresenta a síntese de seu livro, ‘O Iluminado’ consegue se notabilizar como uma verdadeira obra-prima do cinema de horror. Um filme que mostra o que há de melhor no gênero, com construções concisas de personagens, criação de atmosfera e uma direção ímpar.
17º – 2001: Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968)Em uma viagem através do tempo, veremos pontos básicos da constituição humana no mundo. Cansativo, o filme recompensa o espectador ao seu término, fazendo-nos adentrar a um processo de reavaliação da definição de vida. O que mais impressiona em ‘2001 – Uma Odisseia no Espaço, no entanto, é a forma impecável na qual foi concebido, com construções de cenas atemporais.
16º – Laranja Mecânica (Stanley Kubrick, 1971)A trama expõe uma realidade futurista pouco aprazível, na qual a exacerbação humana reina e o caos aflora. ‘Laranja Mecânica’ utiliza os seus 136 minutos de duração para extasiar o seu espectador. Mesmo com sua violência latente, o filme atenua os efeitos desta com uma direção magistral e leves toques de humor em sua trama. Cada detalhe deste filme marca o espectador. Uma das maiores obras já entregues à sétima arte.
Continua na Próxima Página