50 Filmes de 10 Grandes Diretores Que Vão Fazer Você Amar Ainda Mais o Cinema

15º – Um Barco e Nove Destinos (Alfred Hitchcock, 1944)Sobreviventes do naufrágio de um navio se veem dispostos por um pequeno barco salva-vidas. Nele, os sobreviventes terão que lidar com as incongruências de seus tripulantes, além de terem que decidir questões de vida ou morte. ‘Um Barco e Nove Destinos’ acontece, quase que exclusivamente, em um único cenário, no qual o excelente roteiro se desenvolverá, deixando o filme leve e aprazível.

 

14º – Pacto Sinistro (Alfred Hitchcock, 1951)Após encontrar uma estranha figura em uma viagem de trem e conversar sobre planos de assassinatos, um homem se encontra em uma situação desesperadora após sua esposa aparecer morta e a estranha figura aparecer como provável assassino. ‘Pacto Sinistro’ tem uma história atraente, com cenas únicas, além da introdução de um dos maiores vilões da sétima arte.

 

13º – Disque M Para Matar (Alfred Hitchcock, 1954)Um homem planeja matar sua esposa e, para isso, contrata um ajudante. No entanto, as coisas não saem como o planejado, e sua esposa escapa da tentativa de assassinato, matando seu agressor. Após todos os eventos, cabe ao homem tentar esconder todos os elementos que o liguem ao crime. ‘Disque M Para Matar’ é uma aula de como se criar suspense. Um filme com uma trama dinâmica e sempre atrativa.

 

12º – Um Corpo Que Cai (Alfred Hitchcock, 1958)Um detetive com problemas com altura tem a missão de vigiar uma estranha e bela mulher. No entanto, em meio à investigação, o detetive perceberá que as coisas seriam mais complicadas do que se apresentavam a priori. ‘Um Corpo Que Cai’ é um deleite ao espectador. Um filme impecável do começo ao fim.

 

11º – Janela Indiscreta (Alfred Hitchcock, 1954)Após sofrer um acidente e quebrar uma perna, um fotógrafo terá que ficar confinado em casa até se recuperar, desenvolvendo o estranho hábito de vigiar as vidas de seus vizinhos. O filme ganha sua dinamicidade quando o homem acha que, em uma de suas investidas nas vidas dos vizinhos, teria assistido a um marido matar sua esposa. ‘Janela Indiscreta’, além da forma magistral e impressionante em que foi concebido, com planos incríveis, obtém seu sucesso ao não fazer a dicotomia entre a paranoia no personagem central e o que ele realmente teria presenciado, sempre elevando uma aura de dúvida em quem assiste.

Continua na Próxima Página