50 Filmes Que Toda Pessoa Deveria Assistir Antes de Entrar na Faculdade

30º – Adeus, Meninos (Louis Malle, 1987)Alocado em meio à 2ª Guerra Mundial, o filme traz os meandros da juventude de um garoto inserido na realidade de uma escola conservadora. No lugar, o garoto fará novas amizades e viverá momentos significantes de sua infância. Obra-prima, ‘Adeus, Meninos’ é um dos filmes mais sinceros sobre a construção da infância, elevando uma carga nostálgica única ao espectador em sua execução.

 

29º – O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (Joel Schumacher, 1985)Um grupo de amigos tem que lidar com a saída da vida escolar e a chegada das responsabilidades da fase adulta. O filme ganha sua dinamicidade ao explorar esse dia a dia dos jovens, tendo sempre como pano de fundo uma inquietação inerente a todos. A ideia de trazer esse ritual de passagem necessário ao ser humano pela visão de um grupo muito unido de amigos é eficaz, conseguindo, exatamente ao expor várias personas em cada indivíduo do grupo, deixar quem assiste familiarizado com o que é exposto a cada cena.

 

28º – Frances Ha (Noah Baumbach, 2012)Na trama, uma aspirante a dançarina tem que lidar com a chegada das responsabilidades da fase adulta, manter um contato social assertivo com seus amigos, viver sozinha e descobrir a figura do amor perdido por Nova York. ‘Frances Ha’ é dinâmico em seu compêndio de cenas, expondo o que há de mais comum à vida em uma sociedade contemporânea.

 

27º – Construindo uma Carreira (Bryan Gordon, 1991)Pouco conhecido da década de 1990, ‘Construindo uma Carreira’ foi eternizado nas tardes brasileiras pela ‘Sessão da Tarde’. Aqui, veremos um jovem adulto, desajustado e incapaz de se manter em um emprego, que, após receber um ultimato de seu pai, consegue um trabalho noturno em um supermercado. Ganharemos dinamicidade na obra quando, logo em seu primeiro dia, o jovem tem que lidar com a estranha aparição de uma mulher atraente nas imediações do mercado e, ainda, sobreviver a um assalto. O filme é curto, restringido basicamente a um único cenário, mas que cumpre bem sua proposta descompromissada de mostrar algumas das inquietações de jovens em relação à vida adulta.

 

26º – Inside Llewyn Davis (Joel e Ethan Coen, 2013)Um músico luta por encontrar o sucesso e conseguir dinheiro para viver bem o seu dia a dia. No entanto, o seu comportamento desajustado acaba impedindo que ele alcance voos maiores em sua vida, vindo a se envolver nas mais diversas confusões. Dirigido pelos irmãos Coen, o filme eleva uma trama concisa ao seu espectador, trazendo situações cotidianas leves e engraçadas que acabam entretendo, ao mesmo tempo que servem como pilares para a construção de nosso personagem central.

Continua na Próxima Página