50 Filmes Que Toda Pessoa Deveria Assistir Antes de Entrar na Faculdade

15º – Azul é a Cor Mais Quente (Abdellatif Kechiche, 2013)O filme explora a descoberta da sexualidade por duas jovens, mostrando os contrastes quentes do relacionamento entre elas. Permeado por cenas mais quentes, ‘Azul é a Cor Mais Quente’ não é um filme para todos os públicos, com uma história concisa, mas que, às vezes, perde sua essência nas dezenas de planos com conteúdo gráfico muito forte. No entanto, aqui temos um filme que consegue adentrar a toda as mudanças contidas no mundo, destrinchando cada fragmento do período mais turbulento da juventude.

 

14º – As Virgens Suicidas (Sofia Coppola, 1999)Na trama, um grupo de adolescentes se vê completamente obcecado por algumas irmãs da vizinhança que vivem sob uma redoma conceitual intransponível. O filme ganha a sua substância exatamente ao explorar o dia a dia dos adolescentes e das irmãs em meio ao cenário americano da década de 1970. ‘As Virgens Suicidas’ é um filme envolvente da primeira à última cena, utilizando a figura da curiosidade humana para dar peso ao seu emaranhado de situações.

 

13º – Geração Prozac (Erik Skjoldbjærg, 2001)Durante seu início na faculdade, uma jovem passa a sofrer uma instabilidade emocional severa, vendo sua vida adentrar a uma rotina degenerativa inexorável. ‘Geração Prozac’ questiona o sentido da vida tido como coletivo em nossa sociedade, mostrando como essa noção de existência pode ser destrutiva a determinados indivíduos, além, é claro, de estudar as nuances da depressão de forma assertiva.

 

12º – Curtindo a Vida Adoidado (John Hughes, 1986)Um adolescente decide tirar um dia de folga da escola, fingindo estar doente para seus pais. No entanto, o adolescente não pretende passar um dia de sol como aquele trancado em casa. E, para curtir o dia, ele contará com as presenças de seu melhor amigo e sua namorada. ‘Curtindo a Vida Adoidado’ é o maior expoente da década 1980 no cinema. Um filme que reúne o melhor daquela década, mesclando ainda sua trama com conceitos filosóficos contundentes.

 

11º – Picardias Estudantis (Amy Heckerling, 1982)A trama é simples, procurando destrinchar o dia a dia de um grupo de adolescentes de uma escola da Califórnia em suas buscas pelo que há de mais comum nesse conturbado período do ser humano. O filme rege uma aura despreocupada, proporcionando ao espectador os elementos mais comuns e divertidos de filmes adolescentes da época. ‘Picardias Estudantis’ ainda nos entrega um dos personagens mais célebres da década, o desajustado Jeff Spicoli, interpretado por Sean Penn.

Continua na Próxima Página