Top10: Dez Filmes Antigos Para Você Assistir e Amar

7º – Crepúsculo dos Deuses (Billy Wilder, 1950)Ícone do cinema noir, ‘Crepúsculo dos Deuses’ exibe em sua trama a tentativa desesperada de uma atriz, em um período decadente de sua carreira, de reviver seus melhores dias ao contratar um jovem roteirista para ajudá-la. São 110 minutos inseridos em uma obra-prima simplesmente irretocável. Um estudo sobre a ganância humana e seus eventuais perigos.

 

6º – A Primeira Noite de um Homem (Mike Nichols, 1967)Após iniciar um novo namoro com uma garota por quem se apaixonara, um jovem terá sua vida alterada após descobrir que a mãe dela era uma mulher com quem tivera um caso. Obra-prima de Mike Nichols, ‘A Primeira Noite de um Homem’ mescla as obrigações do início da vida adulta com as exacerbações do final da adolescência, contando com a atuação irretocável de Dustin Hoffman à frente do protagonista.

 

5º – 12 Homens e uma Sentença (Sidney Lumet, 1957)Na trama, um júri deve decidir se um homem é culpado ou inocente. Obra-prima de Sidney Lumet, o filme acontece somente em uma sala, na qual o júri debate a situação do caso. Porém, longe de significar alguma limitação, a decisão de utilizar um único ambiente evidencia o quão produtivo é o roteiro da obra.

 

4º – O Sétimo Selo (Ingmar Bergman, 1957)Na trama, tendo como ponto de partida um mundo acometido pela peste negra, um cavaleiro busca respostas sobre a vida e, consequentemente, a morte. ‘O Sétimo Selo’ foi, de fato, o filme que mais elevou a carreira de Bergman ao redor do mundo. Um filme concebido com a maestria tradicional do sueco, nutrindo questões existenciais que transcendem a sétima arte.

Continua na Próxima Página