Top10: Dez Filmes Melancólicos Tocantes Para Você Conhecer e Amar

Gosta de filmes melancólicos e que promovem visões duras sobre a existência e o mundo? Então esta lista é perfeita para você. Aqui, procuramos indicar filmes que promovem uma aura melancólica do início ao fim, com tramas e personagens envoltos a situações das mais diversas, desde a triste questão da psicopatologia e suas implicações do cotidiano do indivíduo acometido por ela até o vazio existencial que invade e delimita completamente nosso modo de lidar com o presente, sempre deixando o espectador completamente envolvido com o que está acontecendo em tela. Vamos à lista!

 

10º – Shame (Steve McQueen, 2011)Exploraremos a vida de um homem na faixa dos 30 anos de idade, bem-sucedido, que se vê completamente obcecado pela figura do sexo. Ganharemos força na trama quando a irmã do sujeito vai visitá-lo, despertando uma série de lembranças destrutivas do passado e fazendo com que sua compulsão saia completamente do controle. Obra-prima, ‘Shame’ perturba por sua exposição visceral de um compêndio errático da vida humana, comovendo o espectador não por sua história, mas pela genialidade com que cada plano é concebido. Aqui, Michael Fassbender tem a atuação de sua vida e uma das maiores da história do cinema.

 

9º – A Vida é Doce (Mike Leigh, 1990)O filme explora o cotidiano intenso de uma família de classe média de Londres. Entenderemos mais sobre o modo de cada integrante dessa família agir, vislumbrando seus prazeres e sofrimentos. Mike Leigh apresenta um filme ousado, potente em sua proposta geral, com momentos leves e pesados. Aqui, mais do que as incertezas da vida, o filme explora a tentativa de ignorar eventuais instâncias problemáticas do dia a dia dessa família, tentando sempre mudar o rumo de suas vidas.

 

8º – Anomalisa (Duke Johnson, 2015)Um escritor de sucesso se encontra em um hotel para dar uma palestra. No lugar, o homem encontrará na figura de uma fã de seus livros a instância de um romance inesperado. No entanto, o vazio em sua vida acaba sendo maior que sua força para descobrir coisas novas. Uma das animações mais inteligentes dispostas pela sétima arte, ‘Anomalisa’ é forte, trazendo uma história que investiga todo o cerne patológico contido em nosso modelo de encarar a vida.

Continua na Próxima Página