Top10: Dez Filmes Melancólicos Tocantes Para Você Conhecer e Amar

3º – Luz de Inverno (Ingmar Bergman, 1963)Um padre, mediante os eventos cada vez mais cruéis à sua volta, perde sua fé nos meandros que compreendem sua escolha de vida, vindo a sofrer por isso e prejudicar as pessoas que frequentam a sua igreja. Obra-prima de Ingmar Bergman, ‘Luz de Inverno’ é um filme potente e frio em seus caminhos, trazendo uma realidade pouco substancial da vida humana. Aqui, a genialidade de Bergman dá ainda mais densidade ao tema pesado, propiciando ao espectador uma experiência única.

 

2º – Sideways (Alexander Payne, 2004)Dois amigos de meia-idade decidem fazer uma viagem até uma pequena cidade conhecida por seus vinhos. Em meio à essa jornada, ambos terão um vislumbre mais abrangente sobre suas próprias personalidades, assim como poderão reavaliar alguns caminhos de suas vidas. ‘Sideways’ trabalha com uma atmosfera melancólica para o desencadear de suas cenas, nutrindo um roteiro impecável, uma direção fabulosa de Alexander Payne e um elenco que consegue segurar todo o brilho intrínseco ao filme.

 

1º – O Pianista (Roman Polanski, 2002)Baseado no livro de Wladyslaw Szpilman, a trama traz a história de um pianista judeu na sua luta pela vida em meio à Segunda Guerra Mundial. Expondo uma história triste em todos os seus desnivelamentos, ‘O Pianista’ trabalha sob o conceito de perseverança intrínseco ao protagonista. Aqui, Roman Polanski conduz um trabalho de direção impecável, evidenciando a síntese do horror promulgado pelo ser humano no período histórico mais exacerbado do século XX.