Top10: Dez Filmes Que Mostram a Solidão de uma Forma Diferente

3º – Despedida em Las Vegas (Mike Figgis, 1995)Desiludido com os caminhos de sua vida, um homem decide ir a Las Vegas para cometer suicídio após algumas noites no lugar. Porém, em meio a essa jornada destrutiva, o homem conhecerá uma prostituta que mudará sua forma de ver o mundo. ‘Despedida em Las Vegas’ talvez exiba a maior atuação da carreira de Nicolas Cage. E, além disso, o filme trabalha com conceitos interessantes da vida humana, notabilizando-se como uma ótima opção.

 

2º – Cada um Vive Como Quer (Bob Rafelson, 1970)Acompanharemos o cotidiano de um jovem pertencente a uma família de classe alta que decidiu deixar tudo para trás e viver uma vida comum. Suas angústias, dilemas, seu modelo exacerbado de lidar com o aparato humano, suas amizades, seu relacionamento turbulento com sua namorada e sua visão sobre o trabalho são destrinchadas pelo filme durante os 98 minutos de projeção. Pérola do ano de 1970, ‘Cada um Vive Como Quer’ explicita como cada sujeito possui sua camada subjetiva bastante evidente que impede que aquela visão tradicional sobre a vida seja única e inalterável. A obra ainda expõe como poucas os dramas existenciais de um homem completamente sem rumo no mundo, e que sofre por essa falta de sentido. Seu final ousado, sem deixar de trabalhar com toda a aura de suavidade regida durante todo o resto da obra, coroa e faz que esta opção chegue bem próxima da alcunha de obra-prima. Ah, e como se tudo isso não fosse o bastante, ainda possuímos Jack Nicholson como protagonista em uma atuação comovente e extremamente visceral.

 

1º – O Lutador (Darren Aronofsky, 2008)Um lutador de luta-livre de meia-idade tem que se aposentar dos ringues após descobrir que está com um sério problema de coração. Longe dos ringues, a vida para o homem se apresenta como rústica, com problemas familiares tristes, relacionamentos amorosos condenados e um cerco social destrutivo, forçando o homem a seguir seus instintos e voltar para os ringues para um último evento. Obra-prima do cinema, ‘O Lutador’ é um filme que, certamente, arrancará algumas lágrimas de você em sua execução, trazendo uma história que estuda os vínculos erráticos contidos em uma sociedade, além de enaltecer o aspecto da paixão e do prazer às instâncias do mundo.