Top10: Dez Filmes Cruciais Para Entender o Funcionamento do Mundo Moderno

3º – O Show de Truman (Peter Weir, 1998)Envolto à uma rotina de hábitos inexoráveis, um homem, por mera figura do acaso, acaba percebendo que toda sua vida fora uma grande mentira e seu dia a dia era, na verdade, todo programado e controlado por uma espécie de show televisivo. Agora, cabe a ele ir atrás de toda a verdade por trás dessa história. ‘O Show de Truman’ é diferente em seu arco de história, promovendo situações das mais diversas, provocando um senso de reavaliação da vida por parte de quem assiste ao filme.

 

2º – Os Fantasmas do Chapeleiro (Claude Chabrol, 1982)Seguiremos os passos de um serial killer francês em meio à realidade provinciana de uma pequena cidade. O que o filme mostra é exatamente essa fase inicial na tenebrosa carreira de um assassino, capturando os meses em que aquele homem inicia seus ataques a jovens durante a noite. Toda a substância do filme está contida na relação desse serial killer com seu vizinho pacato, um homem que tem quase certeza do hobby macabro que seu colega está inserido. Cortejando a alcunha de obra-prima, ‘Os Fantasmas do Chapeleiro’ é um filme sobre o tema assassinos em série que foge às concepções comuns, trabalhando mais com o aspecto do drama contido em seus personagens centrais. Um filme indispensável do grande Claude Chabrol.

 

1º – Um Homem Meio Esquisito (Patrice Leconte, 1989)Na trama, um homem de meia-idade solitário passa a parte livre de seus dias espiando sua bonita vizinha pela janela. O filme ganha a sua dinamicidade quando um assassinato ocorre às imediações do prédio desse homem e ele é visto como um suspeito pela polícia. No entanto, nem tudo é o que parece, e a trama do filmes nos direcionará a surpresas fantásticas. Obra-prima do cinema francês, ‘Um Homem Meio Esquisito’ é aquele típico filmes que nos faz ficar pensando sobre o que vimos por vários dias após o seu término. Uma obra que merece ser degustada pelo espectador em todos os seus efêmeros 81 minutos de projeção.