50 Filmes Desafiadores Que Vão Explodir a Sua Mente

45º – Hereditário (Ari Aster, 2018)Após a morte de sua mãe já idosa e em uma situação frágil de uma doença, uma mulher, casada e com dois filhos adolescentes, começa a ver a figura de seu passado triste e perturbador começar a vir à tona novamente, fazendo sua vida adentrar a uma rotina autodestrutiva inexorável. Obra-prima do cinema de horror e um dos maiores filmes já concebidos no gênero, ‘Hereditário’ é uma aula de cinema. Um filme que deixa o espectador completamente apaixonado pelo que está assistindo. Aqui, nós não teremos os tradicionais “jump scares”, tudo é construído de uma maneira natural, tornando a nossa experiência ainda mais assustadora. Claro, ainda vale o destaque para a atuação inigualável de Toni Collette à frente da protagonista.

 

44º – Stalker (Andrei Tarkovsky, 1979)A trama conta a história de um guia, chamado de “Stalker”, que leva dois homens para um espécie de zona proibida, onde, em determinado ponto do lugar, há uma boato que desejos podem ser realizados. Obra-prima de Andrei Tarkovsky, ‘Stalker’ possui uma atmosfera única, um tanto estranha, que jamais deixa o espectador se sentir completamente confortável com o que está vendo.

 

43º – O Ódio (Mathieu Kassovitz, 1995)Acompanharemos o dia a dia turbulento de alguns jovens de uma camada simples francesa, aprendendo mais sobre a forma errática deles agirem sobre o mundo. Pérola francesa da década de 1990, ‘O Ódio’ estuda os meandros sociais contidos naquele país, denunciando cercos pouco lembrados normalmente, obtendo como resultado final um filme dinâmico, diferente em sua construção de planos, e inesquecível.

 

42º – A Noite (Michelangelo Antonioni, 1961)Um dia da vida de um casal de meia-idade é explorado pelo filme, trazendo toda a síntese do relacionamento entre aquelas pessoas e como elas encaram o seu meio social. Obra-prima de Michelangelo Antonioni, ‘A Noite’ é de uma beleza na concepção de cada plano que chega a arrepiar o espectador. Cada cena é capturada de forma impecável, conseguindo, muitas vezes, sem diálogos traduzir emoções e sentimentos de seus personagens. O filme ainda apresenta as atuações memoráveis de Marcello Mastroianni e Jeanne Moreau como protagonistas.

 

41º – O Lagosta (Yorgos Lanthimos, 2015)Na trama, alocada em um futuro distópico, pessoas solteiras são obrigadas a ir para um retiro isolado, a fim de encontrar, em um prazo máximo de 45 dias, um par romântico, caso contrário eles são transformados em animais. Tão estranho quanto a sua premissa, ‘O Lagosta’ é um filme único, transpondo ao espectador uma visão pessimista sobre a natureza dos relacionamentos sociais humanos. Uma pérola do ótimo diretor grego Yorgos Lanthimos.

Continua na Próxima Página