50 Filmes Desafiadores Que Vão Explodir a Sua Mente

20º – Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)Um taxista se vê cada vez mais inserido em uma realidade pouco aprazível nas noites de Nova York. Pouco a pouco, o homem, envolto em uma rotina solitária, começa a perder o contato com a realidade, colocando em risco sua sanidade mental. Pertencente ao cinema de Martin Scorsese, ‘Taxi Driver’ elenca uma grande gama de eventos negativos presentes na humanidade, dando um olhar destrutivo até mesmo aos eventuais heróis da trama.

 

19º – O Mistério de Candyman (Bernard Rose, 1992)Uma jovem estudante de jornalismo decide investigar uma lenda em uma bairro carente. No lugar, a jovem perceberá que a decisão de mexer com tal lenda fora extremamente equivocada, vendo sua vida ser colocada em risco. ‘O Mistério de Candyman’ entra nesta lista pela construção impecável de atmosfera no bairro de Cabrini-Green, um lugar em estado de putrefação, abrigando formas de vida decadentes e tristes. Uma obra de terror que merece ser degustada com cautela a cada cena pelos fãs do gênero.

 

18º – A Dama de Branco (Frank LaLoggia, 1988)Em meio à realidade de uma pequena cidade, na década de 1960, um garoto tem sua vida completamente alterada após ver um fantasma de uma garota que fora assassinada e ser atacado por seu assassino, um homem que já vitimara outras crianças. Agora, caberá ao garoto tentar descobrir a identidade do assassino. ‘A Dama de Branco’ mescla aventura, drama, suspense e terror na dose certa, entregando ao espectador uma trama envolvente e que explicita de maneira nostálgica vários dos prazeres mais comuns à infância. Outro ponto interessante do filme é a sua atmosfera que lembra muito algumas das obras de Stephen King, deixando tudo ainda melhor a quem assiste.

 

17º – O Chamado (Gore Verbinski, 2002)Uma jornalista decide investigar uma tradicional lenda urbana sobre uma fita de vídeo que mata as pessoas que a assiste uma semana depois. Em meio a investigação, a repórter descobrirá o paradeiro da tal fita e assistirá seu conteúdo, tendo sua vida alterada e, agora, lutando contra o tempo para se salvar. Tão bom quanto o original japonês de 1998, ‘O Chamado’ é um filme que consegue mesclar suspense e terror de maneira primorosa, entregando uma história assustadora e muito envolvente, trabalhando por prender a atenção do espectador durante todos os seus 115 minutos. Outro destaque do filme é a participação de Naomi Watts, assumindo a personagem central da história, conseguindo dar ainda mais qualidade a um compêndio já ótimo.

 

16º – Pulse (Kiyoshi Kurosawa, 2001)Obra-prima do terror pertencente ao cinema japonês, ‘Pulse’ é uma viagem ao que há de mais sombrio na relação homem/tecnologia. Um filme com uma atmosfera vívida e macabra poucas vezes encontrada no gênero. Aqui, Kiyoshi Kurosawa prefere construir um terror que surge da solidão e do isolamento de seus personagens, evitando ao máximo “jump scares” ou situações com uma exposição superficial do gênero. Obra indispensável para o amante do terror.

Continua na Próxima Página