Top10: Dez Filmes com o Ator Gene Hackman

3º – Mississippi em Chamas (Alan Parker, 1988)Alocado em meio à década de 1960, o filme traz a investigação de dois agentes do FBI no Mississippi, após um ativista negro ter desaparecido em um possível crime envolvente o racismo. Obra-prima do cinema de investigação e suspense, ‘Mississippi em Chamas’ é dura em seus desdobramentos, trazendo discussões difíceis sobre um arco destrutivo do aparato social. O filme ainda ganha mais qualidade com a dupla de atores que comanda os personagens centrais, com presenças de Gene Hackman e Willem Dafoe.

 

2º – Um Lance no Escuro (Arthur Penn, 1975)Um investigador particular é contratado por uma mulher cujo a filha adolescente desaparecera, tendo que se inserir nos meandros do misterioso sumiço da garota. O filme ganha a sua substância quando o homem começa a enfrentar, conforme a investigação caminha, uma degeneração de todos os aparatos de sua vida, com sua esposa o traindo, seu passado turbulento voltando à tona e seu dia a dia cada vez mais vazio. Obra-prima menosprezada da década de 1970, ‘Um Lance no Escuro’ é um filme que impressiona pelo rigor de seu roteiro irretocável, a direção produtiva de Arthur Penn e a atuação potente de Gene Hackman, trabalhando por investigar o beco sem saída que é a vida de um homem de meia-idade na situação de seu personagem.

 

1º – A Conversação (Francis Ford Coppola, 1974)Um especialista em escutas conceituado tem a missão de investigar por algum tempo um homem e uma mulher a pedido do mandatário de uma grande empresa. Sempre envolto a uma rotina solitária, vivendo sozinho em seu apartamento e sem amigos, o homem ficará completamente obcecado pelo conteúdo das escutas, criando uma paranoia conspiratória que, talvez, não seja tão infundada. Obra-prima em todos os seus aspectos do cineasta Francis Ford Coppola, ‘A Conversação’ esmiúça cada meandro que o cinema tem a oferecer, criando uma história que consegue arrepiar o espectador mesmo trabalhando com cenas cadenciadas e focadas em pequenos detalhes. O filme ainda apresenta uma das maiores atuações da história do cinema, com o ator Gene Hackman explicitando o que há de mais belo e trágico em seu personagem e na espécie humana.