10 Filmes Memoráveis Para Entender o Cinema de Ação da Década de 1980

3º – Duro de Matar (John McTiernan, 1988)Alocado no natal, o filme segue o sequestro de um prédio empresarial por um “grupo terrorista” que, na verdade, pretende realizar um grande roubo. Os planos dos criminosos começam a sucumbir quando percebem que John McClane, um policial de folga, está preso no local e decidido a atrapalhá-los o máximo possível. Marco do gênero de ação, ‘Duro de Matar’ é responsável pelo surgimento de vários clichês do gênero. Vale destaque também para o personagem de Hans Gruber, interpretado magistralmente por Alan Rickman, um dos maiores e mais divertidos vilões do cinema.

 

2º – O Predador (John McTiernan, 1987)Um grupo de mercenários em missão no continente sul-americano se veem, de repente, encurralados por uma estranha e mortal criatura alienígena. Flertando com o gênero do horror, ‘O Predator’ obtém, mesmo, o seu sucesso na criação única atmosférica e seu ritmo sempre dinâmico. Primeiro e melhor filme da saga ‘Predador’ nos cinemas.

 

1º – Cobra (George P. Cosmatos, 1986)Um culto de assassinos se espalha por uma cidade, matando pessoas de formas brutais. Quando uma modelo foge de uma tentativa de assassinato por parte do culto, cabe a um policial rústico e amoral tentar protegê-la. Marco da filmografia de Stallone na década de 1980, ‘Cobra’ não precisa de muito para se tornar um clássico do gênero. Muita ação e frases inesquecíveis colocam este filme como um dos mais memoráveis da carreira de Sylvester Stallone.