Gênero único e verdadeiramente incrível criado inconscientemente na década de 1940, o Noir possui como características as histórias com detetives, femme fatale, a figura exponencial da noite e, claro, a traição quase inerente a cada filme. Eram filmes especiais e que nos fascinam até hoje. Aqui, neste top10, tentamos trazer o neo noir, subgênero seleto que resgata todas aquelas fragmentações dos anos 1940 para a atualidade (correspondente à época em que cada filme desta lista foi realizado). Prezamos por incluir somente a nata do tema, com filmes que vão te deixar completamente obcecado por cada aspecto e cenas expostas ali. Vamos à lista!
10º – Um Lance no Escuro (Arthur Penn, 1975)Um investigador particular é contratado por uma mulher cujo a filha adolescente desaparecera, tendo que se inserir nos meandros do misterioso sumiço da garota. O filme ganha a sua substância quando o homem começa a enfrentar, conforme a investigação caminha, uma degeneração de todos os aparatos de sua vida, com sua esposa o traindo, seu passado turbulento voltando à tona e seu dia a dia cada vez mais vazio. Obra-prima menosprezada da década de 1970, ‘Um Lance no Escuro’ é um filme que impressiona pelo rigor de seu roteiro irretocável, a direção produtiva de Arthur Penn e a atuação potente de Gene Hackman, trabalhando por investigar o beco sem saída que é a vida de um homem de meia-idade na situação de seu personagem.
9º – Coração Satânico (Alan Parker, 1987)Na trama, um detetive particular é contratado por um rico e misterioso homem para localizar um cantor desaparecido. Em meio a essa busca pelo cantor, o detetive passará a vivenciar estranhos acontecimentos, colocando em risco sua sanidade mental, assim como sua vida. Terror atmosférico precioso da década de 1980, ‘Coração Satânico’ possui conteúdos gráficos e conceituais perturbadores, se valendo de uma história que consegue envolver o espectador ao mesmo tempo que assusta.
Continua na Próxima Página