3º – Gritos e Sussurros (Ingmar Bergman, 1972)Quando uma mulher se encontra na reta final de sua vida, condenada por um câncer, caberá às suas duas irmãs lhe propiciarem algum conforto em meio à dor. No entanto, a presença das duas somente exacerbará o sofrimento de todos os ali expostos. ‘Gritos e Sussurros’ é um filme que altera o forma do espectador ver o mundo. Tudo ali contido é de uma perfeição impressionante. Não são poucas as cenas que, literalmente, nos arrepiam por sua substância intensa, como, por exemplo, o monólogo do personagem de Erland Josephson em relação a uma das irmãs sob a figura de um espelho ou o momento em que as personagens de Liv Ullmann e Ingrid Thulin embarcam em uma discussão sobre a constituição do relacionamento familiar entre as duas. Enfim, são vários os momentos incríveis deste filme. Uma das maiores obras já concebidas no cinema.
2º – Vergonha (Ingmar Bergman, 1968)Acompanharemos a jornada de um casal em busca da sobrevivência em meio a uma guerra civil. Estudando o impacto de uma guerra nas vidas de diversas pessoas, este filme do sueco Ingmar Bergman mostra quão triste é a figura da existência nessas realidades. ‘Vergonha’ ainda se destaca pelas grandes atuações de Liv Ullmann e Max Von Sydow.
1º – Andrei Rublev (Andrei Tarkovsky, 1966)O filme traz a história de um pinto russo do século XV, mostrando os eventos mais significantes de sua vida. Obra-prima de Andrei Tarkovsky, ‘Andrei Rublev’ é irretocável em sua construção de planos, com a exposição de cenas verdadeiramente memoráveis, alcançando seu ponto de maior qualidade exatamente nisso, além, claro, do roteiro conciso e as boas atuações de todo o elenco.