Top10: Dez Filmes Para Conhecer o Cinema de Roman Polanski

Notabilizando-se como um dos grandes nomes da história do cinema, Roman Polanski tem em sua filmografia a direção de mais de vinte filmes. Dono de uma trajetória polêmica na sétima arte, o cineasta gosta de trabalhar em suas obras com diversos conceitos pontuais, como, por exemplo, sexualidade, traição e a construção de identidade no ser humano. Neste Top10, listamos dez filmes incríveis do cineasta que merecem ser vistos, procurando pelo que há de melhor dentro de sua filmografia fascinante.

 

10º – Busca Frenética (Roman Polanski, 1988)

Viajando a Paris para uma conferência de negócios, o Dr. Richard Walker vê sua vida ser transformada quando sua esposa desaparece misteriosamente de seu quarto de hotel. Walker empreenderá uma caçada desesperada pela descoberta do que aconteceu com sua esposa e se envolverá em um jogo de enganações muito maior do que se aparentava outrora. Dinâmico e surpreendente em seus caminhos, ‘Busca Frenética’ é um filme permeado de nuances, que conta ainda com a atuação intensa de Harrison Ford no comando da obra.

 

9º – O Inquilino (Roman Polanski, 1976)

Um homem aluga um apartamento de uma mulher que cometera uma tentativa de suicídio. Envolto em uma cadeia de estranheza e paranoia, o homem enxergará sua vida adentrar em um processo degenerativo inexorável. ‘O Inquilino’, protagonizado pelo próprio Polanski, conta com uma trama densa, um tanto quanto bizarra e cheia de reviravoltas.

 

8º – A Morte e a Donzela (Roman Polanski, 1994)

Uma ativista política de um país sul-americano, por uma mera jogada do acaso, acaba por ficar frente a frente com um homem que, possivelmente, lhe torturara anos antes a mando do governo local. Nutrindo uma trama irresistível, ‘A Morte e a Donzela’ se restringe quase que unicamente a um local para reger sua história, elevando uma aura de loucura e incertezas acerca dos atos de seus personagens. Mostrando toda a essência errática contida no ser humano, o filme ainda nos entrega uma atuação soberba de Sigourney Weaver à frente da protagonista.

Continua na Próxima Página