Crítica: ‘Mapa para as Estrelas’(2014), de David Cronenberg

Proporcionando um olhar quase “voyeur” do espectador ao compêndio que compreende um pequeno âmbito da indústria cinematográfica, David Cronenberg entrega uma obra mediana, que falha em sua falta de ambição. O filme trabalhará com a superficialidade do contato humano em algumas de suas ramificações, dispensará a tradicional atmosfera aprazível que o diretor possibilita sempre em sua filmografia e mostrará um elenco permeado de nomes pesados.

A trama, roteirizada por Bruce Wagner, coloca o espectador para acompanhar alguns fragmentos das vidas de inúmeros indivíduos envolvidos, direta ou indiretamente, na indústria de Hollywood. A substância do filme se aloca na tentativa de destrinchar as diversas formas de contato social envoltas nessas pessoas, evidenciando toda uma forma errática de encarar o mundo.

Em meio à camada inicial do filme, teremos a tradicional exposição de personagens que aparentam não ter histórias. Cronenberg opta por suprimir, sempre amparado na figura do roteiro, as motivações de determinados personagens para estarem em algum local ou agirem de certa forma. Essa decisão comum a Cronenberg, utilizada, por exemplo, em obras como ‘Marcas da Violência’(2005) e ‘Scanners – Sua Mente Pode Destruir’(1981), emana uma aura misteriosa para os desnivelamentos que acompanhamos no filme.

Ao ponto que começamos a saber mais sobre os caminhos da trama, somos apresentados ao cerne do filme, com a exploração do senso superficial dos personagens estudados. Aqui, as relações de atores, produtores e fãs sofrem com a falta de sentido. Qualquer forma de intercâmbio social exposta pelo filme é permeada de um vazio indissociável. O espectador é alocado como uma espécie de visitante oculto, muitas vezes se sentindo como parte atuante da história.

No entanto, o ponto central de toda a construção da obra é a sua atmosfera nada aprazível. Os diálogos são estranhos, pouco substanciais e travados. A cinematografia e trilha sonora, diferente do que Cronenberg costuma obter em seus filmes, não emanam beleza ou dão dinâmica à história. Todas essas decisões são conscientes, o filme as utiliza para explicitar os caminhos da história. Porém, o campo que mais é atingido com essa proposta é o do elenco.

O elenco conta com nomes como Julianne MooreMia WasikowskaJohn CusackOlivia Williams e Robert Pattinson em sua camada central. Todos estão bem no filme, com destaque para as atuações intensas de Moore e Wasikowska. Porém, seguindo o eixo que a história oferece, esse elenco possui uma forma de reger cada aparição em cena exacerbada. São utilizados gestos extremos, gritos e uma intensidade física dos atores que trabalham por ajudar a proposta do filme.

Os caminhos finais da obra aderem ao senso trágico de acontecimentos. O processo degenerativo contínuo exposto em seus personagens durante todo o filme chega a um último e extremo ponto. O problema dessa parte final é não conseguir trazer surpresas ao espectador. Apesar da camada extrema de cenas que são trazidas, não há um choque em quem assiste. De certa forma, esperamos por aqueles trajetos da história.

Nos encaminhando para o trabalho de Cronenberg à frente da direção, vislumbraremos como o cineasta gosta de expor conteúdos exacerbados em seus filmes para passar determinada mensagem. Como dito acima, o diretor opta por não deixar que o filme se desenvolva de maneira aprazível ao espectador, entregando cenas cruas, sem a inserção de planos movimentados.

‘Mapa para as Estrelas’ é um filme que não entrega a qualidade que estamos acostumados quando falamos de David Cronenberg. Os diversos temas trabalhados acabam não se tornando interessantes ao espectador, que acompanha a história com um distanciamento. A atmosfera rústica e seu roteiro limitado encerram os erros contidos aqui. Porém, a experiência de assistir a ele é válida por seu elenco pesado e talentoso.
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

play youtube,
xvideos,
xvideos,
xvideos,
porn,
porn,
xxx,
sex việt,
tiktok download,
MÚSICA MP3,
Cruise World,
What Is Threshold Amount,
Disney Plus Premium,
Longines Classic Horse Race,
Results Los Alamitos,
tiktok downloader,
How Does A 401k Loan Work,
Meteorologia Orlando,
Who Is Snowden,
Watch Get Out,
Cut Line Us Open,
Seth Roberts,
Avec Les Filles Coat,
Aesports,
Apple Savings Account Cons,
Ratify Treaties,
21 Savage Songs,
Buy It Direct Reviews,
Biggest Musicians,
Flightline Trainer,
Payl,
Rita Lee,
Jesus Lazardo,
orgia,
Is Better Call Saul Over,
Roasted Chicken,
Chanel White Backpack,
Jolleys Petdanskin,
Visionary Fragrances,
Daily Lister Craigslist,
Argentine Vs Maroc,
Cso Criminal Search Bc,
Getting Insurance After An Accident,
Bookings Com Uk,
Cheap Miami Vacation Packages All Inclusive,
Exchange Rate Dollar To Birr,
G Lucky,