Top10: Dez Filmes Sobre Fé e Espiritualidade

As temáticas fé e espiritualidade são ícones presentes durante toda a história da sétima arte, com obras que possuem como caráter central passar ao espectador determinada mensagem ou ponto de vista sobre algum cerco dessa vertente. No entanto, nesta lista, trouxemos filmes que entreguem essa noção de fé e espiritualidade de forma velada ao espectador, sempre expondo tramas que partem dos pressupostos mais diversos, tendo como ponto almejado os mesmos conceitos. Vamos à lista!

 

10º – Ondas do Destino (Lars von Trier, 1996)O filme conta a história turbulenta de um casal de namorados, explorando vários momentos das vidas dos dois, trazendo eventos positivos e negativos. ‘Ondas do Destino’, dirigido pelo polêmico Lars von Trier, trabalha com uma trama cruel em suas resoluções, esboçando ainda a figura da fé que domina determinado ponto da jornada do casal, explicitando o conceito do sacrifício em um dos indivíduos.

 

9º – Asas do Desejo (Wim Wenders, 1987)Na trama, um anjo, cansado da rotina incessante e melancólica de sua vida, decide se tornar mortal e viver os prazeres e sofrimentos que tanto desejava. Dirigido por Wim Wenders, ‘Asas do Desejo’ é sutil em seu compêndio de cenas, mostrando o quão importante é o ponto de vista subjetivo de um indivíduo em sua vida.

 

8º – A Fonte da Donzela (Ingmar Bergman, 1960)Uma jovem inocente é brutalmente morta por alguns homens. A trama ganhará sua substância quando esses homens, sem saberem, buscam ajuda exatamente com a família da jovem morta, iniciando um jogo de vingança sem vencedores. Obra-prima de Ingmar Bergman, ‘A Fonte da Donzela’ trabalha com a figura do acaso (ou predestinação, dependendo do ponto de vista do espectador), elencando como determinados atos simplesmente não passam impunes.

Continua na Próxima Página