Listamos filmes que trabalhem com a temática vida depois do 40 anos, indicando obras que explicitem os meandros mais comuns a esse período, com os prazeres e dores, as eventuais crises existenciais e, também, a questão familiar. Abaixo, estão obras de diversos gêneros e décadas, todas excelentes e potentes em seu arco central de história. Vamos à lista!
10º – Blue Jasmine (Woody Allen, 2013)Após se divorciar de seu marido rico, uma mulher de meia-idade terá que reaprender a viver seu cotidiano, enfrentando crises psicológicas em detrimento das mudanças abruptas. Dirigido por Woody Allen, ‘Blue Jasmine’ expõe de forma sincera vários das dilemas inerentes à vida, trazendo uma bela construção de sua personagem central (interpretada pela atriz Cate Blanchett).
9º – Crimes e Pecados (Woody Allen, 1989)Fragmentado em duas histórias distintas, o filme estuda as formas de intercâmbio social de vários personagens na faixa dos 40 anos, elevando todo o caráter claudicante que rege a vida e as escolhas de cada um. Outro filme de Woody Allen nesta lista, ‘Crimes e Pecados’ é potente conceitualmente, trazendo temas complexos do dia a dia patológico em uma sociedade ocidental tradicional.
8º – Se Meu Apartamento Falasse (Billy Wilder, 1960)Na trama, um homem solitário tem que ceder seu apartamento para que seu chefe cometa adultério. O filme ganha sua substância quando o homem passa a ter que contornar os contratempos da amante de seu chefe. ‘Se Meu Apartamento Falasse’ é uma das comédias de maior qualidade do cinema, com uma história inteligente, uma direção produtiva de Billy Wilder e uma atuação irretocável de Jack Lemmon.
Continua na Próxima Página