Top10: Dez Filmes Sobre a Crise de Meia-Idade

Listamos filmes sobre a crise de meia-idade como tema central para este artigo, indicando obras que tenham como força central em suas tramas personagens passando pelo período com essas e outras dificuldades. Todos os filmes citados abaixo pertencem aos gêneros de comédia e drama, trabalhando com situações como solidão, trabalho, vida familiar, sociedade, juventude, traição e morte. Vamos à lista!

 

10º – Se Meu Apartamento Falasse (Billy Wilder, 1960)Após seu chefe se envolver em um caso extraconjugal e lhe pedir seu apartamento para encontrar sua amante, um homem solitário comum se envolverá nas mais diversas confusões ao lidar com essa nova realidade em sua casa. Obra-prima de Billy Wilder, ‘Se Meu Apartamento Falasse’ explicita uma realidade, às vezes, pouco aprazível da meia-idade, com a perpetuação das obrigações profissionais e um afastamento cada vez mais abrangente dos meandros sociais prazerosos.

 

9º – O Sol de Cada Manhã (Gore Verbinski, 2005)Um homem que trabalha com a previsão de temperaturas em um canal televisivo tem que enfrentar os dilemas de sua vida privada em completo estado de ruínas. Protagonizado por Nicolas Cage (que nos propicia uma das grandes performances de sua carreira), ‘O Sol de Cada Manhã’ caminha entre comédia e drama, investigando os passos sempre erráticos de seu personagem central.

 

8º – O Que os Homens Falam (Cesc Gay, 2012)Dividido em vários pequenos contos, o filme se insere nas vidas de homens normais com mais de 40 anos, exatamente em momentos em que eles enfrentam crises existenciais. Regular quando olhamos para o compêndio geral, este filme vale a pena por trazer um grande time de atores, com presenças dos fantásticos Ricardo Darín e Javier Cámara, e uma temática central indispensável.

Continua na Próxima Página