Top10: Dez Filmes Sobre o Aspecto da Mudança em Heráclito

Abordaremos o aspecto da mudança em Heráclito como tema central para esta lista. Um dos principais filósofos da era pré-socrática, Heráclito consumou-se na história com sua filosofia do “devir”, a ideia de que tudo no mundo está inserido em um constante processo de mudança. Tudo flui. Como o próprio definia de forma mais simplificada com sua frase de que é impossível banhar-se duas vezes no mesmo rio, já que as águas não seriam mais as mesmas em detrimento de sua fluidez contínua. É com essa temática que listamos os filmes abaixo, com opções que trabalham com a questão da mudança e sua importância inexorável para o ser humano. São filmes que explicitam os conceitos mais básicos acerca dos meandros de nossa espécie. Vamos à lista!

 

10º – Melhor é Impossível (James L. Brooks, 1997)Um homem de meia-idade, com um transtorno de personalidade que torna sua vida em sociedade algo extremamente difícil, tem sua rotina completamente modificada após conviver com uma garçonete aprazível e um vizinho gay. ‘Melhor é Impossível’ é uma comédia que vai fazer você se sentir feliz, com desfechos sempre positivos, mostrando o caráter adaptativo do ser humano.

 

9º – Beleza Americana (Sam Mendes, 1999)Na trama, um homem de meia-idade, envolto em uma rotina familiar desalentadora e vazia, do dia para a noite, tem uma epifania e decide alterar seu modo de agir sobre o mundo, quebrando com eventuais conceitos morais sociais. Dirigido por Sam Mendes, ‘Beleza Americana’ explicita em sua trama potente o sentido subjetivo que uma vida deve ter, além de trabalhar com críticas sobre o modelo social em que estamos inseridos e mostrando como todos nós temos a capacidade de mudar.

 

8º – Nascido em 4 de Julho (Oliver Stone, 1989)O filme explora a vida pós-guerra de um jovem ferido em combate, trazendo todos os componentes sofridos de sua trajetória, assim como fazendo uma denúncia a uma cultura de guerra americana no século XX. ‘Nascido em 4 de Julho’ é triste, optando por se inserir em um dos âmbitos mais ingratos dentro de um tema já difícil. No entanto, mais do que isso, o filme também mostra a habilidade de superar os problemas que todo ser humano possui, sempre se amparando na figura do personagem central, interpretado de forma magistral por Tom Cruise.

Continua na Próxima Página