Top10: Dez Filmes Que Todo Estudante de Pedagogia Precisa Assistir

Abordaremos a temática pedagogia e cinema nesta lista, trazendo filmes que explorem o conceito de forma assertiva e que proponham um senso de reavaliação de diversas instâncias que compreendem a profissão. Abaixo, optamos por listar obras de diferentes gêneros e épocas, todas nutrindo a figura bastante expressiva da educação para o pleno desenvolvimento do ser humano. Vamos à lista!

 

10º – O Céu de Outubro (Joe Johnston, 1999)Baseado em uma história real, o filme, ambientado em meio à década de 1950 em uma pequena cidade norte-americana, traz a vida de um adolescente, fascinado por ciência e pela corrida espacial, que tem a chance de trabalhar em um projeto de um foguete com seus professores e colegas. ‘O Céu de Outubro’ mostra o quão importante é um professor para a vida de seus alunos, contrastando os limites inerentes a uma pequena cidade ao senso sempre pulsional de alguns indivíduos focados em determinados objetivos.

 

9º – Gênio Indomável (Gus Van Sant, 1997)Um professor de uma importante faculdade norte-americana acaba, por mera figura do acaso, descobrindo um talento inestimável em um jovem zelador desajustado do lugar. Vislumbrando esse talento, assim como um comportamento destrutivo, o professor decide buscar a ajuda de um velho amigo psicólogo para o jovem. ‘Gênio Indomável’ é inteligente e sensível em suas investidas, trabalhando com uma história que mostra como todos os indivíduos precisam ter uma cuidado especial para o pleno desenvolvimento de suas qualidades.

 

8º – A Onda (Dennis Gansel, 2008)Na trama, um professor decide implementar um experimento social em seus alunos de ensino médio. No entanto, o que deveria unicamente provar um ponto, acaba resultando em acontecimentos extremos. ‘A Onda’ é um filme regular, mas com uma temática central potente e necessária. Sua inclusão nesta lista se deve por expor os riscos de lidar de forma pouco cuidadosa com a espécie humana, trazendo um compêndio negativo sobre a sobre a profissão.

Continua na Próxima Página