Top10: Dez Filmes Para Conhecer o Cinema Japonês

Listamos dez filmes essenciais para conhecer o maravilhoso cinema japonês neste artigo. Abaixo, estão algumas das obras de maior importância para o cinema nipônico, abrangendo diferentes décadas, temas, gêneros e diretores. São filmes fantásticos e que explicitam o porquê de o cinema japonês ser um dos mais festejados na sétima arte. Vamos à lista!

 

10º – Dodeskaden – O Caminho da Vida (Akira Kurosawa, 1970)Temos aqui um filme sobre a vida em todos os seus âmbitos. São 140 minutos destrinchando diversos personagens inseridos em uma realidade social ingrata, muitas vezes impossível de se viver, mostrando suas formas de conduzir seus cotidianos e hábitos. Sem dúvidas, o filme mais tocante da filmografia de Akira Kurosawa.

 

9º – Rebelião (Masaki Kobayashi, 1967)Após vários anos passando por diversas injustiças em sua vida, um samurai tem que decidir se irá deixar a covardia e as regras morais do lugar de lado ou se continuará a ser alvo de várias instâncias destrutivas. Obra-prima, ‘Rebelião’ trabalha com uma trama potente e com várias nuances interessantes sobre a constituição moral japonesa à época. O filme ainda traz uma atuação memorável do lendário Toshirô Mifune.

 

8º – A Balada de Narayama (Shôhei Imamura, 1983)Concentrada em um vilarejo japonês pobre do século XIX, a trama mostra a vida dos integrantes do lugar, trazendo o senso popular comum de que todos aqueles que atingissem determinada idade deveriam se deslocar para uma montanha distante para morrer. ‘A Balada de Narayama’ denuncia o modo errático que uma sociedade trata as pessoas mais velhas, em uma história rústica e, por vezes, perturbadora.

Continua na Próxima Página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *