Top10: Dez Filmes Para Quem Ama o Escritor Charles Bukowski

Escritor de um sucesso abrangente e sempre crescente ao longo dos anos e uma vida digna de aplausos por sua filosofia única, Charles Bukowski foi um dos grandes nomes da literatura do século XX. Seja em sua obra ou, propriamente, em sua vida pessoal, o escritor se distinguiu de tudo e todos por ir além do considerado normal ou socialmente ético. Levando tudo isso em conta, decidimos trazer o espectro de Bukowski ao cinema, com filmes que explicitem tramas baseadas em romances ou na vida do escritor e, também, obras que não estão ligadas diretamente a ele, mas que trazem algo muito perto do que é visto em seus livros. Vamos à lista!

 

10º – Uma Espécie em Extinção (Art Linson, 1980)Seguindo os passos do excêntrico jornalista Hunter S. Thompson, a trama procurará transpor ao espectador toda a aura de incongruência que rege o comportamento daquele homem, sempre se utilizando de cenas cômicas exacerbadas. ‘Uma Espécie em Extinção’, apesar de se fazer, de fato, um filme com uma qualidade bastante duvidosa, é a oportunidade de vermos Bill Murray ainda em começo de carreira, entregando uma atuação positiva.

 

9º – Factotum – Sem Destino (Bent Hamer, 2005)Seguiremos a vida de Hank Chinaski, um escritor sem sucesso que tem que trabalhar em empregos pequenos para poder continuar a escrever. O filme ganha a sua substância exatamente ao explorar o dia a dia do homem, com seu modelo desajustado de lidar com tudo que permeia o mundo. ‘Factotum’ é regular em seu compêndio geral, valendo a pena por se basear nos romances de Charles Bukowski e trazer um personagem que foge àquele senso comum insosso.

 

8º – Barfly (Barbet Schroeder, 1987)Baseado na vida do escritor Charles Bukowski, o filme traz vários fragmentos da vida do autor durante as décadas de 1960, 1970 e 1980, sempre prezando por expor o modelo exacerbado do homem lidar com as instâncias da vida. ‘Barfly’ entrega uma atmosfera rústica ao seu espectador, contando a história de seu personagem central de uma forma crua e sem fazer concessões. Um bom filme, trazendo, ainda, a presença de Mickey Rourke como protagonista.

Continua na Próxima Página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *